Porque existe mente



Porque existe mente?
 
É claro para mim que ao longo dos mais de 3 bilhões e meio de anos de existência da vida, esta possui algo que podemos chamar de mente a muito pouco tempo.
 
Nós mesmos, em nossa jornada de hominídeos conseguimos alcançar uma mente, apenas em nossa jornada final.
 
Sei que posso contrariar muitas crenças, mas entendo que a mente surge como um diferencial por 3 grandes motivos:
O primeiro é o que ousaria chamar como predizer o futuro, em especial o devir proximo, baseado no presente que realizamos e no passado que percebemos ou realizamos. Isto é um diferencial enorme para nossa sobrevivência, em especial no processo de escalada da guerra pela sobrevivência presa/predador. Com esta evolução podemos prever melhor ações e reações tanto de nossos predadores quanto de nossas presas e também da vida vegetal que sempre nos alimentou.
Segundo é a capacidade de liderança/domínio. Entender melhor o que meu semelhante, concorrente para a sobrevivência no passado de nossa evolução era também um diferencial de sobrevivência, principalmente quando previa melhor suas estratégias e interesses, e ao mesmo tempo melhor maquiava e escondia as minhas.
Em terceiro uma mente permitiu uma comunicação melhor.
 
Assim entendo que a mente tenha surgido como um diferencial para nossa sobrevivencia.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 14/06/2012
Reeditado em 14/06/2012
Código do texto: T3723382
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.