Palavra(s)


A palavra possui uma força enorme, por ela conseguimos nos entender, conseguimos nos convencer ou convencer aos outros, por ela buscamos verdades, mas também por ela podemos encontrar ou promover mentiras. A palavra é tão somente uma ferramenta no uso da argumentação, por ela podemos distorcer verdades, podemos iludir aos outros e a nós próprios. Pelas palavras podemos tanto dar direção, como podemos enganar, podemos dar apoio como podemos machucar, podemos ajudar como podemos destruir, tanto podemos trocar experiências como podemos mascarar experiências, assim a palavra pode ser uma aliada da dignidade humana ou pode ser uma poderosa armadilha tanto para quem a usa como para quem a ouve.
 
Palavras não possuem brilho próprio, o seu brilho é meramente relativo, e este as acompanha não por si só, mas pelo sentido dado a elas pelos interlocutores. Palavras iguais, ou mesmo sentenças iguais podem possuir sentidos diferentes, e em seu caso extremo podem inclusive passar sentidos opostos. Frases e palavras sem uma contextualização do momento, das pessoas envolvidas e do assunto envolvido, e sem uma contextualização histórica, geográfica, social e cultural clara, não podem servir de argumentação de valor, posto que avulsas, palavras ou sentenças, nos impossibilitam de perceber o  seu real sentido passado. Algumas vezes, mesmo sob boa contextualização, palavras e sentenças podem possuir interpretações variadas, e como nos é impossível penetrar na mente dos falantes, a maioria das vezes existirá margem para dúvidas sobre o real sentido de valor e de verdade do falado.
 
Agora um homem de bem é aquele que sempre possui palavras e sentenças que dignifique o humano e o social. Homens de bem, mesmo quando necessitam passar verdades dolorosas, procurarão formas e meios para expor com humildade, respeito humano, amor e tranquilidade o que precisa ser dito, jamais indo além do minimamente necessário para dar sentido claro, humano e ético ao expressado. Verdades são sempre preferíveis as mentiras, mas verdades que maltratem a dignidade humana devem ser postergadas até o último momento. Um homem de bem não se reveste de defensor da verdade absoluta para proferir verdades não necessárias e que possam maltratar ou ferir sem necessidade um irmão.
 
Palavras são um elixir poderoso, mas são também armas mortíferas, podem funcionar como balsamo ou como projeteis letais. Uma palavra ou uma sentença podem engrandecer o humano e o social, mas podem humilhar, ofender e maltratar irmãos. O mesmo vale para textos escritos, palavras são sempre meios poderosíssimos de construção e apoio, ou pelo contrario de destruição e ofensa.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 12/06/2012
Código do texto: T3721070
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.