Nossa aparência e o que somos


 
Algumas vezes nos preocupamos tanto com nossa aparência que nos esquecemos do que somos, e outras vezes nos preocupamos com nossa aparência exatamente para escondermos o que realmente somos.
Muitas vezes preocupamo-nos muito com nossa aparência quando desejamos ser o que não somos ou desejamos encobrir, disfarçando o que realmente somos.
Em momento nenhum estou dizendo que não podemos ter alguma preocupação com nossa aparência, mas gostaria de lembrar que devemos ter o cuidado de não confundirmos nossa aparência com o que realmente somos. O esforço maior deve ser dado na constante reconstrução do que melhor de nós for possível, pois mais importa o que somos, e importa também o que desejamos ser enquanto motivador e trampolim para nossa transformação.
Cuidado com aquilo que muito queremos, pois um dia pode ocasionalmente ocorrer que venha a virar verdade, e se o que desejávamos não for construtivo de um ser humano digno, você poderá estar mergulhando em um mar de lama ou em um caminho mental onde a volta pode ser quase impossível. Assim, o cuidado que devemos ter não é por desejarmos cuidar de nossa aparência, mas sim quando isto passa a ser uma fuga do que somos, ou uma maquiagem para nos fazer parecer aquilo que não somos, ao invés de investirmos esforços em nossa real, verdadeira e mental transformação.
 
Somos complexos e múltiplos, sendo vários somos muitas vezes estranhos de nós mesmos, dividindo o mesmo corpo, mas tendo vidas próprias independentes, como estranhos que moram sobre o mesmo lar, mas somos em nossa multiplicidade aquilo que realmente somos, não temos total domínio sobre o que somos, não conseguimos ser conscientes de todos os que nos compõem. Entendo que o auge da humanidade seria ser o que somos, sendo o que gostaríamos de ser, cumprindo nossa existência com o que deveríamos ser, importando menos se isto é o que os outros gostariam que fossemos. Eu sei que esta congruência de estados é muito difícil, mas possível, então nos cabe caminhar e tê-la como meta, devendo ser este alinhamento um de nossos maiores desejos. 

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 06/06/2012
Código do texto: T3708542
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.