A Faísca, Eu, e Nós.

A Faísca, Eu, e Nós.

Nas relações com nexo de causalidade, por exemplo, para haver o fogo se faz necessário a presença do oxigênio, do inflamável, e do calor (faísca). Esses três elementos são chamados, cada um, de “conditio sine qua non”, ou seja, “condição (ou causa) sem a qual o resultado não se produziria”. Ainda sobre essas relações, que num processo indutivo (do resultado para as condições ou causas) pode-se chegar ao infinito, o limite para a sua verificação não deve deixar de ser fixado, por exemplo: existo, porque meus pais existiram, porque meus avôs existiram, idem, bisavós, idem, trisavós, idem, tetravós etc. Neste sentido, na busca da existência do Universo, a par da Entropia (pesquisar), há quem defenda a tese do Big Bang (parte-se de um ponto concentrado de energia que explode...). Mas, e antes da explosão? De onde veio este ponto que teve de ter várias “conditio sine qua nom” para resultar na dita explosão? A inexistência de resposta a essas perguntas indica a evidente limitação humana!

“Vendo” o Universo, sendo, materialmente, relativamente e quantitativamente, menos que uma faísca diante do kósmos, no entanto, a minha existência, como resultado da reunião de meus pais e ancestrais, prova e confirma, por si só − minha vida.

Sou um ser vivo essencialmente mental [(v. “Adolf Hitler e Jesus Cristo”): repetindo, à exclusão dos atos reflexos, não saio por aí – atabalhoadamente − fazendo as coisas sem projeto... sequer frito um ovo sem antes pensar em como fazê-lo, nem se envia uma nave espacial ao espaço na prática, sem que antes tenha havido a teoria etc.].

Limitando minha existência na Terra, no meu País, na minha Cidade, primeiro, é certo que me comunico mentalmente (telepaticamente?) comigo mesmo, isto é, de mim para comigo tenho idéias (fatos mentais). Segundo, é certo que sei (ou tenho de saber) quais os mentais valores (éticos, morais, materiais etc.) que regem a cultura dos meus coexistentes (por ser gregário) – Nós. E, enfim, mesmo sendo uma ínfima Faísca − tenho condição de “mover uma montanha”.

Ass. Rodolfo Thompson – 30.5.2012

Ps. Nem tudo o que não se prova (cientificamente) não significa não existir...

Ps. O Homem possui grandeza cósmica - porque (simplesmente) pertence e está no kósmos.

Rodolfo Thompson
Enviado por Rodolfo Thompson em 30/05/2012
Código do texto: T3695618
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.