Diferenças materiais e indiferenças imateriais.
Diferenças materiais e indiferenças imateriais.
Revendo a história universal, não há dúvida de que a evolução progressiva é um fato, por exemplo, do tambor ao satélite nas comunicações; da canoa de junco ao navio transatlântico no transporte hidroviário; do cavalo ao avião nos transportes terrestre e aéreo etc. A diferença material é visível...
Porém, o Homem permanece sem dar valor ao Homem; aplica a lei de Talião − “olho por olho, dente por dente” − por intermédio do Estado; causa a dor-sofrimento como meio de punir prendendo e matando (com dano: condenar é causar dano); como nas antigas arenas, se regozija com o terror do próximo; impõe a sua cultura como sendo a melhor em detrimento da cultura do outro; faz a guerra; em “nome de Deus” (ou seja, em nome do Amor) luta, separa, discrimina e faz distinção (acepção) de pessoas; milhões permanecem presos em verdadeiras masmorras tratados com agressão mental e física em nome da “justiça”; alguns permanecem encastelados no fausto, enquanto bilhões morrem de fome etc.
Há diferenças materiais, e indiferenças imateriais...
Ao contrário do que parece isto não é desanimador, pois, em todas as épocas houve quem se preocupasse com a pessoa humana – daí a possibilidade de sua elevação imaterial e material.
Ass. Rodolfo Thompson - 29.05.2012
Ps. Este texto abre o livrinho de minha autoria “À Nossa Família (Curiosidades e Lembranças)”.