A globalização
Ela faz parte da economia mundial, e sem ela talvez não teríamos a facilidade e agilidade de encontrar produtos diversos para o nosso consumo. A globalização é exatamente isso; consumismo.
É a partir dela que existem as concorrências entre os diversos setores de vendas, é ela a responsável inclusive pelo acelerado avanço tecnológico que vivenciamos diariamente em nosso cotidiano, muitas vezes sem percebermos, além de gerar mais empregos devido a grandes empresas estrangeiras que surgem.
Diante de tantos benefícios que a globalização trouxe, o que poderia ter de errado?
Bem, essa é uma pergunta que todos deveríamos fazer a nós mesmo. Pense em como a globalização afeta a vida de todos nós. Quanto maior os avanços ( esse pode ter sinal positivo e negativo com relação ao nosso meio ambiente e nossa saúde) maiores são os conhecimentos exigidos de um cidadão na sociedade (este terá que estudar continuadamente para poder lidar com as mudanças drásticas que ocorrem rapidamente), e este também mudará suas atitudes conforme os costumes de cada tempo em que se localizar. E o lixo? quanto maior o consumo maior também é o lixo que, infelizmente ainda é descartado incorretamente em muitos lares e vão para aterros onde permanecerão séculos para se decomporem, enquanto isso prejudicam o solo, a água e os animais (de todos os aspectos), e diretamente a nossa saúde. Falando em saúde, surgem as doenças que ocorrem devido a tantas preocupações que temos em nosso dia-dia, seja no trabalho ou em nossos lares, ambos geram stress ( sentimos ela em dores de cabeça, dores musculares, sensação de mal-estar) e até depressão em alguns casos, além de outras doenças genéticas que surgem com mais rapidez devido as outras mencionadas anteriormente (essa afirmação não se pode levar ao pé da letra, mas existem muitos casos que você até já pode ter visto).
Além dos fatos citados acima, podemos perceber ainda que a desigualdade social que deveria ser menor, é o contrário.
Ainda existem muitas pessoas que passam fome, que não possuem um lar e não vivem dignamente. Espero que através deste pensamento que estou te passando caro leitor, você possa levantar suas hipóteses e refletir sobre como a globalização o (a) afeta.