Sobre lógica e ciência (Diálogo com um espírita).

E: Deus não é um velhinho de barba branca sentado numa nuvem, como muitos acreditam. O Espiritismo vem mostrar Deus como uma inteligência fluídica, perfeita e amorosa. Sabe o que é Deus? ... É a causa primeira de todas as coisas. Você sabe que todo efeito tem uma causa e que podemos conhecer o criador pela sua obra. Então para uma obra tão grandiosa como o Universo só pode ser de um “artista” muito inteligente e engenhoso!

A: Bom, suas afirmações possuem algumas contradições e erros de lógica. Se me permite dizer, se todo efeito tem uma causa, pela sua definição de Deus ele é uma causa não-causada. Isto é contradição. E mais, é certo que podemos conhecer o criador pela sua obra, mas isso não implica que o Universo seja uma “obra”. Se o Universo é uma “obra”, isto pressupõe que já deveríamos crer antes na existência de um deus criador.

E: Definir Deus é uma tarefa muito além de nossas capacidades intelectuais e de nossa linguagem limitada. Porém, a ciência vem confirmando cada vez mais os fatos espíritas, como a sobrevivência da alma após a morte, a reencarnação e a comunicação com consciências desencarnadas.

A: Bom, se não podemos definir deus, então nem deveríamos considerá-lo, assim como não consideramos tantas coisas que nem se quer passam pela nossa imaginação. Sem uma definição precisa de deus sua doutrina perde a base e se torna pura especulação. Já sobre os fatos científicos, eu aconselho você a pesquisar sobre os temas “Características de Cientificidade”, “Pseudociências”, “Metodologia Científica”, “Filosofia da Ciência”. Depois de pesquisar compare este aprendizado com as afirmações de cientificidade espírita. Você verá que estão enganados, pelo menos quanto ao fato do Espiritismo ser Ciência. E se ainda houver dúvidas, faça você mesmo uma experiência científica com o além. Se os fenômenos espíritas são científicos eles deverão ser capazes de serem detectados e reproduzidos por qualquer um que os experimentem cientificamente. Isto sim é Ciência!

E: Argumento em aberto...