Sobre os critérios para se crer nas coisas ( Diálogo com um cristão).

C: Como pode alguém não acreditar em Deus? Se não existe Deus, então como surgiu tudo isto?

A: Bom, como surgiu tudo isto, eu, sinceramente, não sei. Porém você faz parecer que Deus é a única opção, mesmo sem nenhuma evidência.

C: E as belezas naturais, o funcionamento ordenado do Universo, sua própria vida! Isto não são evidências de que existe um criador?

A: Sim, são evidências de um possível criador, assim como são evidências de qualquer teoria que se crie sobre elas. Isto é, não é evidência de uma única opção, como você faz parecer, muito menos prova alguma coisa.

C: Ora, você acredita em átomos, mesmo sem vê-los, acredita que existiu Isaac Newton, mesmo sem nunca tê-lo conhecido. Ou seja, você também crê em coisas com base somente em evidências e relatos.

A: Sim, é claro. Todos nós acreditamos em alguma coisa, mesmo sem ninguém ter que nos provar. Ninguém anda por aí colhendo e registrando provas de tudo que vai dizer ou pedindo provas de tudo que escuta. Isto seria absurdo. Porém existem critérios pessoais para se crer eu uma afirmação. Uns mais fracos e outros mais fortes, dependendo da frequência de enganos que se cometem baseando-se neles. Eu também me engano.

C: Se você sabe disso então por que não pode está enganado sobre Deus? Afinal, ninguém provou que ele não existe.

A: Com certeza posso estar enganado sobre a existência de deus, assim como você pode estar enganado sobre a existência dos deuses do Olimpo. Afinal ninguém provou que eles não existem. O que está acontecendo aqui é que você está cometendo uma contradição entre seus critérios de crença. Se eu te dissesse que eu caminhei certa vez sobre as águas de um lago ou que eu já havia morrido e ressuscitado antes, com certeza você não acreditaria, mesmo sem provar que estou mentindo. Quem deveria provar estas afirmações seria eu quem as fiz. Isto quer dizer que está fora dos seus critérios crer em algo tão fora do normal. Porém você crê que certo personagem chamado Jesus, que viveu a dois mil anos atrás fez estas coisas. Isto é uma contradição de critérios para se crer.

C: Mas Jesus não era um simples homem assim como você. Ele era o Filho de Deus, nosso Salvador. Para mim não é estranho que ele tenha conseguido fazer estas coisas.

A: Bem, se você não acha isto estranho deveria refletir as seguintes coisas: Você nunca se quer viu Jesus. Tudo que dá crédito a seus milagres está escrito em um livro que afinal de contas nem é o único livro no planeta que conta histórias fantásticas. Mesmo na época de Cristo pessoas duvidaram de seus feitos, o que mostra a tendência das pessoas a não darem crédito a fatos muito fora do normal. Isto conclui que você pode agora está duvidando de dois milagres feitos por mim, que posso até ser algum tipo de homem milagroso que será venerado no futuro. Você não conseguiu provar que estou mentindo.

C: Argumento em aberto...