Planos de Papel

Quando se acha necessário sair, ir embora, se jogar... a única pergunta que se pode fazer nessa hora, seria; por que ir embora, por qual motivo?

Por que deixar para trás o que não se pode levar junto da gente!?

As vida corre, e junto dela tudo o que nasceu no mesmo momento que ela própria. Mas digo com certeza que quando ela se vai, leva-se muito mais bagagem que se juntou durante seu percurso único e singular na linha da vida. Leva-se lembranças, visões únicas, momentos que proporcionamos para alguém, como momentos que nos foram remetidos, simples prazeres, simples olhares, agradáveis perfumes e constrangedores silêncios.

Não há de ser negar o quanto é ruim e intangível o gosto do abandono. Por isso digo que se pode permanecer, se pode prosseguir, mesmo depois da crença e da fé. Imagina ser possível conseguir ser intocável, ser preferência de um grupo de pensamentos.

Se jogar não pode ser de fato, ter que sair de casa ou se separar daqueles que estão por perto e por enquanto. Se jogar é se libertar de tabus, crenças e modas passageiras, é o modo mais certo de você ser lembrando por quem você realmente é, e ainda conseguir ser tolerado por quem realmente gosta de você.

Mantenha seus pensamentos e gostos a mostra, oponha-se, diga não para aqueles que querem te fazer pensar de um determinado modo, pois a sua diferença está no seu jeito particular.

Quando recordamos de pessoas, recordamos pelo fato delas serem particulares, exclusivas, e de alguma maneira intimas da gente; então que venha a saudade! Digo que vale a pena termos pessoas com pensamentos semelhantes aos nossos, lembrando sempre que essas pessoas fizeram de alguma forma uma diferença no nosso jeito de pensar, e não pense só em pessoas próximas, amigos íntimos ou colegas de mesas de bar. Lembre-se daqueles que estão presentes no seu dia-a-dia; na casa, na sua rua, no seu trabalho, na sua musica preferida composta há anos atrás por alguém que as vezes você não sabe nem sequer o nome; nas leituras que você levou pra sempre no seu propósito de vida, lidas em ônibus ou nas paginas de jornais e livros que você gosta e presta atenção, nos aprendizados que de forma inconsciente fazem parte desse contexto e já estão presente na sua rotina.

Por isso a importância de se manter antenado no que se passa em sua casa, na sua família, na sua inda ao trabalho e em tudo o que te rodeia, tudo o que você vê e ouve.

Por enquanto os olhos ainda estão abertos, e consegue-se filtrar aquilo que queremos e gostamos.

Planos de papel; meras anotações, repetitivos recibos e extratos de controle capital. Não se preserva um espaço no meio do dia para escrever um pensamento de próprio punho, alegando que não tem tempo para se fazer isso. Enquanto aqueles que escrevem e exibem seus rabiscos, ainda assim corem o risco de não serem absorvidos.

Todos que deixam rastros por onde passam, deixam além de simples rastros, conceitos e idéias que outras pessoas podem absorver. Moda passageira, futilidades, interesses em terceiros não levam e não deixam informações de conteúdo, muito menos agradáveis memórias. Por isso se jogue! Não passe apenas por passar! Busque seus gostos, livros que você nunca leu, musicas significativas e material mais rico em polêmica. Brigue pelo o que acha certo, sendo maleável a ignorância alheia.

Não há de se negar que a partida é triste, ainda mais quando alguém que participa do nosso presente se vai sem antes se despedir, contudo, podemos reaver seus íntimos se essa deixou algo que a tornasse perpétua dentro das nossas ideias. O simples fato de gravar um pensamento, pode gerar a resposta da pergunta que interessa alguém, sendo que esse alguém pode ficar eternamente grato por quem a respondeu.

Pessoas morreram jovens e ainda estão aqui, enquanto outros que velhos estão, nunca nem se quer ofereceram a chance de sabermos o que essa tem para oferecer.

A musica "planos de Papel". No meu modo de ver, condiz bem com o texto e demonstra uma forma de vida, que devemos adotarmos para nos. Não vamos apenas fazer planos de papel, "vamos expor mais, para verem mais"

Planos de Papel

(Raul Seixas)

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=DloXgeFjZCY

Deus, eu passo os sete dias úteis

Traçando nove dias fúteis

Fazendo planos de papel

Em quartos cinzas de aluguel

E vou dormir

Entre as paredes do hotel do sossego

Meu amor

Sim no contracanto do meu leito

Guardo um punhal cravado ao peito

Tingindo a cama e o lençol

Por uma fresta me invade o sol

E eu vou deitar

Entre as palmeiras desenhadas nos jornais

Meu amor

Ah, mas que você espera de mim?

Que o consumado eu vá repetir, não

Não, o que me importa nesse instante

É esse não importar constante

É esse sorriso que eu guardei

Nessa gaveta a qual fechei

Pra mim dormir

Com a cabeça no lugar que eu deixei

Meu amor...