Samuel, o bom ouvidor.

Outro grande exemplo de campeão é o profeta Samuel. Um homem que tinha uma qualidade que hoje está em falta na vida de muitas pessoas: saber ouvir.

Desde o início de sua empreitada como profeta, Samuel já precisou saber escutar e entender quando Deus tinha um recado ou uma mensagem para ele. Aos oito anos deitado em sua cama, Deus o chama e ele prontamente atende, pensando que era o profeta Eli que o chamava, pois nunca tinha ouvido a voz de Deus. Por duas vezes ouviu a voz e por duas vezes foi até Eli. O profeta Eli enfim entendeu que era o próprio Deus chamando a Samuel, então lhe disse para responder ao Senhor. Samuel, mais que depressa seguiu os conselhos de Eli e, quando foi chamado uma terceira vez, respondeu: Eis me aqui.

A partir daí a vida sua vida começou a mudar.

Há quem diga que a voz com que Deus falou com Samuel era muito parecida com a voz de Eli, por isso a confusão na cabeça do menino Samuel.

Em outra ocasião, quando já era adulto, Deus falou a Samuel que era pra ele ir à casa de um homem chamado Jessé, pois lá estava o futuro Rei de Israel. Como bom ouvidor, Samuel preparou o óleo da unção, e foi à casa de Jessé para ungir o Rei de Israel. Ao chegar lá, Jessé apresentou orgulhosamente todos os seus filhos que eram guerreiros, fortes e perfeitos para o cargo de Rei, entretanto Deus disse a Samuel que não era nenhum daqueles apresentados por Jessé, pois Deus não vê como os homens estão acostumados a olhar.

Teoricamente Jessé havia apresentado todos os seus filhos até o momento.

Imagine agora o conflito: chega o encarregado de Deus, aquele que tem o poder de dizer quem vai reinar sobre a nação falando que o futuro rei seria da família de Jessé e Jessé apresenta todos os seus filhos, mas nenhum deles é o escolhido de Deus. Será que Samuel não ficou meio confuso? Pode ter sido difícil para ele, mas mesmo assim, ele preferiu continuar ouvindo a Deus e perguntou a Jessé se, por acaso, poderia ter mais algum filho. Jessé, possivelmente contrariado disse que tinha mais um cuidando das ovelhas. Era Davi. Davi não tinha o perfil de rei. Um rei, para eles, devia ser alto e Davi era pequeno; devia ser forte e Davi não era o Hulk; devia aparentar um homem másculo, entretanto Davi, de acordo com os relatos bíblicos, era um menino com características menos opulentas e talvez delicado demais para um rei. Ele era de boa aparência e, de fato, de acordo com o julgamento humano, não era um guerreiro. Era um menino que tocava harpa e cuidava de ovelhas.

Músicos geralmente são mais sensíveis e muitas vezes incompreendidos por muitos. Talvez fosse o caso de Davi. Mas, a pedido de Samuel, Jessé chama a Davi e quando este se apresenta a Samuel, ele ouve claramente a voz de Deus dizendo: Unge a este, porque ele é o Rei que eu escolhi para governar sobre a casa de Israel.

Samuel não vira Davi matando o Urso, tampouco o vira matando o leão, mas deu ouvidos àquele que sabe todas as coisas.

Ele não se deixou influenciar pela situação à sua volta, pela pressão de Jessé, pelos olhares de desconfiança dos irmãos de Davi, pois sua preocupação maior era dar ouvidos à voz de Deus. E para surpresa de todos, Davi foi ungido e se tornou o maior rei da história de Israel, tanto que Deus lhe prometeu que seu reino seria eterno.

Que grande acerto de Samuel apenas por ser um bom ouvidor.

Uma das chaves para o sucesso e para as conquistas de um verdadeiro campeão é fazer como Samuel: saber ouvir e especialmente saber ouvir a voz de Deus.

Como está sua audição?

Tem ouvido a voz de Deus?

Muitas vezes, a voz de Deus está embutida na voz de nossos pais, nossos professores e nossos amigos que realmente se preocupam conosco.

Não esqueça, você tem dois ouvidos e apenas uma boca. Por que será? Seria para ouvir duas vezes mais do que você fala?

Pense nisso.

Everaldo Robson
Enviado por Everaldo Robson em 14/05/2012
Código do texto: T3667355
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.