Indo adiante

O que aprendemos depois de muitas decepções e perdas? Que o que nos resta a fazer é seguir com nossa vida, indo adiante. Muitas vezes, pensamos que não iremos aguentar,que já sofremos demais e nossas forças se esgotaram mas, no final, se continuamos vivos, não podemos nos isolar da vida, encolhendo-nos num canto. O mundo não para porque temos a impressão de que nossa vida acabou. Embora possamos achar que a vida está acabada, ainda há as mesmas obrigações e necessidades que nos lembram que temos de agir e lutar pela nossa subsistência. E o que fazer? Resignarmo-nos, deixando a vida passar? Deixar de alimentar sonhos e esperanças? Isso não significa admitir que lutar é inútil, que devemos nos conformar com a infelicidade, em vez de tomar nossas decisões e agir para concretizá-las? Não, não façamos isso ou seremos como barcos sem comando: andaremos à toa, sem objetivos na nossa viagem. São os nossos objetivos que nos fazem tomar nossas decisões e escolher nossos rumos. Não desistamos de nossas vidas, objetivos e de seguir adiante, ainda que já tenhamos sofrido inúmeras decepções e achemos que já não nos restam forças para seguir em frente, vislumbrando novas oportunidades. Se olharmos para dentro de nós, descobriremos que temos mais força do que imaginávamos e um grande potencial que, se bem desenvolvido, pode nos tirar da situação em que nos achamos.

Não somos pedras, que ficam onde as deixam e não se movem a não ser que uma força exterior as impulsione. Temos inteligência, vontade e capacidade de visualizar dias mais venturosos, o que pode nos fazer usar a nossa inteligência para tentar tornar realidade o que tanto almejamos. A vida sempre anda para a frente e é nossa missão andar junto, indo atrás de novas chances, com os corações sempre cheios de esperança.