O que é racismo? Preciso de explicações (música Kong)

O que é racismo? Por favor, estou precisando de explicações.

Não consigo entender como funciona a cabeça de certas pessoas no Brasil. Das duas uma: ou minha maneira de ver as coisas esta totalmente equivocada, ou estamos realmente cercados por um bando de idiotas.

Vi esta semana nos jornais, que o Ministério Público Federal, estava investigando, sobre a acusação de racismo, o cantor Alexandre Pires e até o Neimar por causa de uma música (Kong). De novo, das duas uma: Ou nosso país não tem problemas mais sérios, que mereça atenção desses caras, ou realmente é uma falta de noção tamanha, e até mesmo um desrespeito com o dinheiro público, porque ninguém merece pagar tanto imposto e ver órgãos públicos envolvido com coisas desse tipo (neste caso falar das duas uma, tentem rir, foi uma piada, pois acredito sinceramente na primeira hipótese. Brincadeira, outra piada).

Ouvi a música, esperava que tivesse algo realmente pesado na letra, mas não. A única coisa que pude comprovar é a falta de bom senso das pessoas que e fizeram a acusação. É ridículo. Pensar nos tribunais que estão entupidos de processos esperando um julgamento, perder mais tempo com isso!!! Se a moda pegar, FUDEU (mais ainda).

Encararam como racismo o fato do cantor na música se referir a ele mesmo como um macaco, por causa de sua cor. No entanto, é bem claro na música, que ele não esta de forma alguma falando isso de uma forma negativa, mas ao contrário, é como se tivesse orgulho de sua cor, que fosse “o tal” por conta disso.

Mas a questão não é essa. De qualquer forma, acho que esse tipo de coisa, e até mesmo ofensas mais sérias com palavras, de qualquer tipo, não deveria ser encarado como racismo. Poderia até caber outro tipo de processo caso seja algo muito sério, mas não racismo. Porque se começarmos a extrapolar, pode chegar a um nível que daqui a pouco uma simples brincadeira, uma piada boba, vai servir de pretexto pra uma acusação de racismo. Alguém poderá pensar, daqui a pouco, que se não pode chamar o negro de preto, também não pode chamar um calvo de careca, um obeso de gordo, etc. E com relação a outras coisas, como as brincadeiras, as piadas de português, de baiano, de gaúcho, etc. Como vai ficar?

Crimes relacionados ao racismo deveriam ser caracterizados por outros tipos de ocorrências, como por exemplo, privar uma pessoa de algo, ou privilegiá-la, por causa de sua raça ou etnia.

Neste caso, racismo, e racismo mesmo, são as cotas pra negros nas universidades federais.

Não adianta dizer que é pra corrigir um problema histórico, as pessoas de hoje não tem culpa deste passado e, portanto, não deveria pagar por isso (é como se um adolescente alemão tivesse que passar um período na cadeia por conta dos crimes de Hitler. Exagerei, eu sei.)

Já que é pra ter a cota, ela deveria levar em conta a situação financeira do aluno, e não sua cor, que é o que fizeram. Ai sim eu concordo com ela, mas também em partes. O ideal mesmo seria melhorar o ensino fundamental público, porque se isto não ocorrer, a cota vai apenas tampar o sol com a peneira, e corremos o risco de baixar o nível de nossas universidades e de formar péssimos profissionais.

Estou equivocado?