"OS DEUSES"

"PENSAMENTOI (02)

Valdemiro Mendonça

Extraido do meu livro "O PAPA RISOS"

Uma amiga brigou comigo, e disse que minhas mazelas não saram é porque eu fico contando aquelas historinhas dos deuses, ela diz que eu vou ficar mais torto da coluna se continuar escrevendo sobre os deuses. “Ainda bem que praga de quem nos ama não pega”. Se não fosse isto, o Mirinho já estava pra lá de Bagdá.

Mas eu falo é dos deuses criados pelos homens, para servirem a causa do poder, da ganância, da exploração de todos os que não têm coragem de criar um Deus para satisfazer suas próprias necessidades, assim seria mais fácil lidar com os pecados. É pecado matar, só não é pecado você matar se o cara matar você primeiro... Cansei”

Os deuses gregos serviram aos romanos até bem, só mudaram de nome. Para o cristianismo eles não serviram, e como os europeus viram que seus deuses iam perder feio para os deuses do cristianismo, não só abraçou a causa cristã, como relegaram seus antigos deuses á condição de mitologia.

Bem, com o apoio de gente tão poderosa, os deuses considerados unitaristas, foram negociados, para formarem um único e poderoso Deus, que só não é completamente perfeito, porque o velho testamento não podia ser destruído, por fazer parte de todos os deuses, e aí meu amigo, era o deus dos judeus, deus de maniqueístas, dos filisteus, dos cananeus, dos hebreus, dos mordoqueus, dos jesebeus e muito mais...

E tinham nomes diversos: EL é o mais antigo e depois vem: JEOVÁ, YAM, ELOHIM, ADONAI e mais uma porção, sem contar os deuses egipcianos, que eram bastantes e mais os indianos, africanos, todos renegados pelo cristianismo. Alguns sobrevivem com mais destaque, porque se identificam com outros nomes, tipos nomes de santos e anjos.

Negociando com as tribos mais poderosas, conseguiram no toma lá da cá ir juntando os deuses até formar um só, mas quem tinha suas histórias gravadas em pergaminhos ou pele de animais ou em pedra, não aceitaram que se modificasse a história.

Assim, se o meu EL fez o mundo em seis dias e descansou no sábado, esta história vai ter que ficar do jeito que EL escreveu, é, mas... O meu JEOVÁ destruiu Gomorra e Sodoma e a torre de babel, e não aceito que se mude uma vírgula. Pois, o meu ELOIM mandou o dilúvio e salvou Noé. Tudo acertado, a partir de agora só tem um Deus

E ai, o Deus ficou sendo bonzinho, vingativo, gozador, cansado, maldoso, escravagista, amoroso, senhor da guerra, justo, injusto, e de tantas acusações e defesas, e formas que arranjaram para ele, filho sem mulher e mulher que ninguém explica direito como é, na mesma hora que separa um para cada lado junta os três para resolver problemas que nós mesmos é que criamos, aí ele sumiu. Quem sabe ficou com medo da humanidade que ele, num momento de fraqueza, criou?

Prefiro dizer que: “Deus são todas as emoções que os seres vivos sentem”. No meu coração, na alma da Ana, na cabeça da Nalu, na vontade da Julia e da Laura, no sorriso da Maria, nas crônicas da Miriam, nos textos da Rosa, na beleza da "miss-xuruca", nos livros infantis da Rinara, no cantar do Miro, nas fantásticas fadas do reino e na bondade de todos os homens e mulheres de bem, Deus é amor.

Perdão por não citar mais nomes, mas, “todos os meus amigos e minhas amigas de verdade são decentes e bons”. Deus também está nas emoções dos maus, e se supre de coisas destrutivas. Aí mais uma vez muda de nome, sua excelência: “o Diabo”.

Talvez a forma de explicar Deus seja esquecermos como o universo foi criado, já que ainda não é possível ao homem entender, e começarmos a pensar que, Deus quer que o esqueçamos e passemos a tomar conta de toda sua criação, e para isto temos que separar de vez os dois reinos, o bem e o mal irão entrar em guerra, quem vencer, se for o bem, fica com um Deus, se for o mal, fica com o outro Deus.

Assim, se vencerem os bonzinhos, terão que ficar com o Deus chamado Diabo, porque se mataram todos os maus, agora eles é que serão os maus. Se forem os maus os vencedores, certamente destruirão toda a humanidade, e os dois deuses que se entendam lá em cima e que vença o melhor. Farei como Pilatos: “lavo minhas mãos”

Até sexta-feira, se ele ainda estiver legal comigo, mas vai estar sim, afinal... O meu Deus é amor.

Trovador

Trovador das Alterosas
Enviado por Trovador das Alterosas em 06/05/2012
Reeditado em 21/11/2012
Código do texto: T3653399
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.