Crítica ao pensamento religioso

A fé num deus nos priva de pensar, de usar nossa razão, nos faz ir de encontro com nossos instintos, de ir contra nossa natureza humana, por querer que abramos mão de nossa essência, e desvirtuar-nos do que somos, humanos. Não precisamos de um deus que a todos espiona e sabe da vida de todos, mas sim de respeito ao próximo. Muitos foram mortos por um deus que outrora criamos por um sonho de criança, com toda sua inocência e fragilidade...

Se deus existe ou não, isso em nada altera o fato de vivermos, de morrermos, de lutarmos, amarmos e sofremos. Se queremos nos conter que usemos nossa força, algo tangível, que nossa mente pode trabalhar, usar um ser incompreensível como parâmetro, é o mesmo que querer estudar a anatomia de um unicórnio. Mas para que nos conter? Para que matarmos nossa natureza? Seria o mesmo que arrancar as asas de uma borboleta, ou de querer enxertar asas em macacos e os almejar ver voar... Viver o hoje, com paz, com paciência e tolerância nos garantirá uma vida tenra, e se por ventura um deus existir ele verá que assim vivemos por crer que é o melhor caminho e não por tentativa de o agradar, ou de querer ser reconhecido e recompensado.