O desapego

Pensamento da semana: O desapego

Esta semana vou falar de um assunto que domino muito bem, o desapego.

O que mais escuto são as pessoas falando sobre meu desapego.

Eu vou explicar como o desapego aconteceu comigo.

Em um dado momento de minha vida comecei a me sentir infeliz, absolutamente nada me motivava.

Eu tinha tudo que queria, materialmente falando.

Essa infelicidade não era provocada por algo que eu vivia, era uma infelicidade interna, algo existencial.

Um dia sentado em um sofá, percebi que meu alcance de visão do mundo era restrito, eu só conseguia ver o que estava a uma curta distância.

Levantei do sofá, mas não adiantou, subi em uma escada e também não adiantou.

Foi então que percebi que o problema não era só o alcance, mas também o ângulo de visão que eu tinha.

Para poder enxergar o que eu queria, teria que voar.

Lá de cima poderia ter os ângulos e o alcance que desejasse, poderia girar, subir, descer, me aproximar e me afastar.

Tentei vários voos, todos com insucesso.

Eu não conseguia passar de um metro de altura.

Foi nesse momento que veio a grande revelação de desapego em minha vida.

Eu teria que me liberar do peso que carregava para poder voar alto.

Eu estava muito pesado, isso me prendia ao solo, como uma âncora prende um veleiro.

Na medida em que liberava a carga desnecessária, ficava mais leve e podia voar mais alto, com mais desenvoltura. Pude enxergar o que realmente era necessário levar.

Foi assim que aconteceu comigo o desapego.

Peço que não confundam desapego com descarte.

Vi muitas pessoas nesse meu caminho, que descartam coisas achando que estão se desapegando.

Existe uma diferença muito grande entre os dois.

O desapego traz junto um ganho maior, traz embutido a liberdade, a ausência de medos e principalmente a gratidão.

Hoje sou um homem livre, sem medos e com a visão que queria ter. Levo somente o necessário.

Quando penso no que deixei em nome desse voo, dou um sorriso e penso: “valeu a pena”.

Não é por coincidência que meus heróis são desapegados, eu os admiro também por isso (leia o pensamento “Meus Heróis”).

Leve somente o necessário neste caminho, ele se torna mais fácil, mais leve.

Um dia, no fim de tudo isso, você vai ter que se livrar de toda carga.

Não vai levar nada com você, então saberá que tudo que tinha não era seu, era só emprestado. Poderá voar e ter a visão lá de cima, em todos os ângulos de todas as distâncias, neste momento entenderá.

Ilustro todos os meus pensamentos, pensei em um pássaro para ilustrar esse pensamento, mas não poderia ser qualquer um. Anexo ao pensamento a imagem de Fênix, o pássaro que renasceu das cinzas.

Abraço a todos,

Beto Pupo

Site: WWW.betopupo.com

Facebook: BETO PUPO EBOOKS

Twitter: BETO PUPO EBOOKS

Linkedin: http://br.linkedin.com/in/betopupo

Email: betopupo@live.com

PS:

Gostaria se possível que compartilhasse de alguma forma com outras pessoas, isso é importante para mim.

Esta mensagem e outras escritas anteriormente estão em meu site.

Se quiser me acompanhar pelo Facebook, terei o maior prazer em recebê-lo como amigo.

Se você quer que alguém receba estas mensagens por email, é só pedir informando o email.

Beto Pupo Ebooks
Enviado por Beto Pupo Ebooks em 03/05/2012
Código do texto: T3647690
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.