O Sofrimento

Pensamento: Sofrimento

O pensamento que escrevo esta semana é sobre o sofrimento.

Entenda que o que escrevo neste e em outros pensamentos, são minhas experiências, o que eu vivi o que eu sinto, o que eu penso hoje.

Tive muitos sofrimentos em minha vida, assim como você.

Em um determinado tempo de minha vida, comecei a analisar o sofrimento, deixei aquela energia falar, fluir, vivi aquele sentimento, senti toda potencialidade, olhei de frente.

Foi então que comecei entender melhor o sofrimento.

Vou explicar:

O sofrimento dentro de uma normalidade tem inicio e fim.

Ele se inicia em uma experiência aversiva, tem seu tempo de duração que eu chamo de período de “luto”, depois se dissipa aos poucos, deixando ou não sequelas.

A maneira como se pronuncia em nós é em forma de dor, infelicidade, tristeza, tédio e até em forma de raiva.

É o gosto da morte na boca.

O sofrimento deve ser vivido, ele não pode ser negligenciado, você não pode “varrer para baixo do tapete”.

A sujeira vai ficar lá e em algum momento, ela vai aparecer novamente. O sofrimento virá provavelmente com mais força.

Não podemos deixar de sofrer, mas devemos aprender a sofrer na medida certa.

Se sofrermos menos do que deveríamos, aquele restinho que ficou sairá aos poucos. Tenha certeza disso.

Por outro lado se você sofrer além do que deve, você sairá do sofrimento e entrará em outro âmbito.

Poderá entrar em um quadro depressivo.

Sua mente não vai aguentar tamanho sofrimento e começará o processo de somatização, onde seu corpo será convidado a participar.

Não reprima nem dê asas ao seu sofrimento.

Chore, mas chore mesmo.

Quando não cabe mais sofrimento dentro da gente, ele sai em forma de lágrimas.

O choro é o sofrimento em forma liquida, é o sofrimento em matéria.

O sofrimento limpa a alma, eleva, purifica.

Deve ser o colírio não o cisco.

Saiba que Deus nunca te dará uma cruz maior do que você pode carregar.

É o momento que o poeta faz a melhor de suas poesias, é o momento que o compositor faz a melhor de suas composições, é o momento que o ser se torna sensível, é o momento que se chega mais próximo de Deus.

Alguns buscam o sofrimento, deliberadamente.

Os poetas e compositores usam o sofrimento com matéria prima para sua obra, assim como o pedreiro usa o cimento.

É isso mesmo, alguns deles causam algum sofrimento para criar sua obra.

Alguns sofrem para não sofrer.

Você se lembra da historinha da banana e do macaco? (leia meu pensamento: feliz passagem)

Existem até aqueles que disputam para ver quem sofre mais.

São as pessoas que carregam seus sofrimentos como se fossem medalhas, são o que chamo de “pessoas vítimas”.

Exibem seus sofrimentos, como se fossem méritos que a vida lhes deu.

Se colocar outro igual a sua frente, haverá disputa para ver quem sofreu mais.

Eu já presenciei estas cenas inúmeras vezes.

E quando termina o sofrimento?

Como nas estações do ano, depois do inverno sempre vem a primavera, quando vemos as primeiras flores.

Será o momento que você der o primeiro sorriso.

Não se deixe levar além do limite do sofrimento, se isso acontecer, você não vai mais sorrir, se tornará um ser triste, poderá entrar em um caminho sem volta.

Observe-o da próxima vez e aprenda com ele.

Você saberá a hora que ele realmente vai terminar.

Como estou escrevendo sobre sofrimento, não poderia deixar de citar um fato que um dia presenciei.

É sobre uma criança que tinha tudo para sofrer, mas não via o sofrimento em sua vida:

Visitei certa vez, próximo do natal, um hospital de crianças com câncer.

Vi um menino lindo de aproximadamente 7 anos, órfão.

Ele ganhou uma caneca azul de plástico como presente de natal.

Eu me emocionei quando vi esse menino, abraçando sua canequinha, sorrindo alegremente e dizendo: “como eu estou feliz com a minha caneca nova”.

Se você me diz, que a criança não tem muita noção da vida, por isso reagiu daquela forma.

Eu lhe digo, prefiro perder a noção de tudo e voltar a minha essência real.

Quando achar que vai entrar em um processo de sofrimento, tenha em mente 4 coisas:

Sofra quando tiver que sofrer, quando for absolutamente necessário, lembre-se da criança que citei acima.

Não deixe que esse sofrimento seja em vão, aprenda com ele.

Saiba a hora certa de sair.

Sofra na medida certa, nem mais nem menos.

Abraço a todos,

Beto Pupo

E-book designer

Site: WWW.betopupo.com

Facebook: BETO PUPO EBOOKS

Linkedin: http://br.linkedin.com/in/betopupo

Email: betopupo@live.com

PS:

Se você gostou do pensamento, gostaria se possível que passasse adiante, que compartilhasse de alguma forma com outras pessoas.

Este pensamento e outros escritos anteriormente estão em meu site.

Se quiser me acompanhar pelo Facebook, terei o maior prazer em recebê-lo como amigo BETO PUPO EBOOKS

Se você quer que alguém receba estas mensagens por email, é só pedir informando o email.

Beto Pupo Ebooks
Enviado por Beto Pupo Ebooks em 26/04/2012
Código do texto: T3635146
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.