Livre arbítrio - Presença de Deus.

Tanto se fala sobre Deus, salvação, reencarnação, fala-se de alma, de espírito e até do nada.

Alguns apontam Deus como um carrasco castigador, outros como o "bem maior". Alguns matam e morrem em nome de Deus (como explicar?), alguns tentam a força colocar as "leis de Deus" aqui na terra e julgam o seu próximo ao invés de amá-los. Alguns aproveitam-se de seu nome para angariar fortunas, outros status. Tantas ideologias, tantas teorias e o mundo jaz. O homem continua sendo cada dia mais perverso e hipócrita.

O que significa Deus?

Em mim - Deus sem dúvida é o ser que rege todo o universo, creio que ele o criou e que sua bondade se estende a todos.

Muitos se perguntam, se Deus é tão bom, porque há tanta miséria, falta de amor, injustiça, tantos males?

Isso existe porque o homem o faz existir. Deus criou o homem, e a ele deu o livre arbítrio para que escolhesse como iria gerir sua vida. E para cada ato que o homem faz, há uma consequência. Todos esses males são consequência de atitudes errôneas humanas, Deus não tem culpa, nós sim, temos toda a culpa. Nosso ego nos mata constantemente.

Fiquei por algum tempo com uma dúvida cruel em minha mente, pensei e repensei, tantas e tantas vezes.

- Se Deus é amor e quer o melhor para o homem (que é sua criação), porque nascem tantas crianças em lares destruídos, sem perspectivas de sobrevivência, com violências, sem amor ou sentimentos nobres, na miséria e tantas outras coisas?

Li algo na bliblía que era basicamente isso: "Aos fieis que temem a Deus, que guardam seus mandamentos e fazem o bem, sua bênção se esdenterá a eles até mil gerações, e aqueles os quais não fazem o bem, sua maldição se estenderá até sua quarta geração".

O que escrevi acima não segue a risca o texto da biblía, mas é basicamente isso.

Benção ou maldição, ao meu ver, repito, são as consequências das atitudes humanas. Digo por experiência própria.

Veja bem, certo homem tem todas as chances e possibilidades de subir na vida por seus méritos, garantir um futuro promissor a seus filhos e companheira, mas ele assim não o faz. Obviamente a descendência desse homem não tera uma vida confortável proporcionada por ele. No entanto, se esse mesmo homem tivesse aproveitado tais chances, seus filhos nasceriam em um lar mais confortável e os filhos de seus filhos teriam mais chances de vencer e serem bem sucedidos nisso que chamamos de vida.

Muita das vezes, são os filhos que, cansados assumem as responsabilidades de cuidar de um lar.

Esse raciocínio se da também a tantas e outras questões, como a uma criança que nasce no tráfico, a outra que nasce em um lar onde seu pai bate em sua mãe, e assim por diante.

O meio onde vivemos nos ensina como viver a vida, e talvez nos ensine de forma erronia. O que somos acostumados a vivenciar quando criança dirá muito sobre o que faremos em nosso futuro (se chegar-mos a ter um).

Os pais têm toda responsabilidade sobre o caráter de seus filhos e como tais irão se projetar perante a sociedade. As consequências das atitudes dos pais seguirão a nossos filhos e aos filhos de seus filhos.

Por mais que eles não paguem, seus descendentes pagaram. Via de regra "Aqui se faz, aqui se paga."

Claro que não devemos generalizar, existem casos e casos.

Entre benção e maldição, o que voce prefere?

O livre arbítrio nada mais é do que a presença de Deus na vida do homem.

As bênçãos e maldições de Deus, nada mais é do que as consequências das obras humanas.

Sejamos sábios em nossas decisões, pois gerações futuras dependerão das mesmas, principalmente nossos filhos.

Léia Lanay
Enviado por Léia Lanay em 26/04/2012
Reeditado em 26/04/2012
Código do texto: T3634600
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.