Aparência: Realidade diferente

Infelizmente, muitos se preocupam tanto com a tal aparência que acabam esquecendo do seu próprio interior. Suas reais qualidades são fundamentais para o seu autoconhecimento. Por que tentar ser algo que você não é? O máximo que pode acontecer é você passar a viver dentro de um mundo de ilusões onde você pensa que é alguém que você não é. Sentir-se bem consigo mesmo é tudo o que você precisa, pois a opinião dos outros não irá interferir no seu caráter. Se você quer ser conhecido “o sincero” por achar que isso te trará bons frutos, então você tem mesmo é que ser, mas se você acha que não o é, que sua sinceridade é apenas uma forma de demonstrar pra sociedade que você tem qualidade, isso significa que não há qualidade alguma nesse aspecto, você apenas vive uma determinada aparência. O mundo está cheio de pessoas que se mostram ser “o senhor das boas intenções”, mas no fundo são do tipo “que se danem os outros”. Essas pessoas têm o hábito medíocre de serem falsas consigo; se enganam fingindo méritos que não possuem. As qualidades de pessoas assim são como perfume: só fica na hora, não tem consistência. Tudo isso não passa de falta de autenticidade. Uma pessoa com princípios morais, caráter... não se submete a ser algo que não é, isso é um defeito que só os medíocres carregam. Calo-me e deixo a sábia frase de William Shakespeare concluir meu pensamento: “Os homens deviam ser o que parecem ou, pelo menos, não parecerem o que não são.”