A falta de valores

Muitas vezes penso que vivo em um mundo diferente. Sinto-me como se não fizesse parte dessa sociedade onde os valores e princípios não são mais tão valorizados. As pessoas vivem em um mundo em que a falta de respeito predomina, onde tudo o que antes era exigido, hoje é apenas uma ilusão. Estou cansada de ver pessoas entrando e saindo de relacionamentos como se fosse a coisa mais normal desse mundo. E o que é pior nisso é a questão do status; namorar apenas pra não ser “a encalhada”. Pra mim, relacionamento é, acima de tudo, lealdade ao próximo, fidelidade em todos os sentidos. Uma relação tem que ser condicionada a uma série de atitudes recíprocas. É por isso e por muito mais que eu acho que vivo num século (ou até mesmo década) onde caráter, valores e princípios estão em extinção. Confesso que isso chega a causar um grande incômodo. É isso mesmo, I-N-C-Ô-M-O-D-O! Chego a ficar desesperançosa, mas depois lembro que, mesmo sendo raro, existe um aqui, outro aculá, mas existe. Há em mim uma sede de infinito indescritível, uma fome de sabedoria insaciável, uma necessidade imensurável de querer ser melhor pra mim mesma, de querer evoluir meu interior. Sinto uma angustia constante que me limita o compreender. O mundo, as pessoas, a vida... Fico pensando no quanto seria magnífico se as pessoas acreditassem mais nos sentimentos uma das outras. Mas não basta “querer” acreditar, pois precisamos de atitudes que comprovem que o outro tem qualidades suficientes para que possamos crer. Ninguém acredita no invisível, a não ser no vento... Mas aí está a explicação; o vento é algo que não pode ser visto, mas pode ser sentido. Assim são as nossas qualidades. Ninguém vê o amor, mas muitos sentem. Ninguém sabe do caráter de uma pessoa a não ser pelas atitudes. E, aqui pra nós; não acredito em amor sem atitudes e recheado de palavras. Da mesma forma que o vento precisa bater em você para você senti-lo, suas qualidades precisam bater nas pessoas para que elas sintam quem você é, o que você é. Vale ressaltar uma das frases mais sábias que já vi na vida: “O essencial é invisível aos olhos.”

Eu presumo que a falta de caráter, respeito, qualidades nas pessoas é gerado pela falta de crença. As pessoas não acreditam mais que possa haver gente sincera, e acabam por ter o direito de pensar assim. Diferentemente do meu conceito, muitos agem de forma errada por supor que não existe sinceridade. É aí que voltamos mais uma vez pro real motivo da falta de valores. Enquanto as pessoas continuarem a agir de forma errada por medo de se machucar, mais irão se machucar. Se você é uma daquelas pessoas que se vanglória por agir errado achando que isso vai te trazer bons frutos, te convido a rever seus conceitos e analisar bem tudo o que você viveu. Prove o quanto é bom usar seus valores, você terá uma rica sabedoria e, sem sombra de dúvida, se sentirá inexplicavelmente bem com o seu interior. Seu “EU” agradecerá. Quem sou eu pra está falando isso? Alguém que mesmo depois de ter seus valores desprezados, acreditou que ser você mesma, expor seu verdadeiro interior para as pessoas é essencial, que não deixa de ser e agir da maneira correta por causa de qualquer pessoa sem escrúpulos. Alguém te negou um copo de água? Espere só até que esse alguém te peça o mesmo e faça melhor, dê quantos ele quiser. No meio disso tudo, você se sentirá bem, o outro se sentirá mal e, provavelmente, irá avaliar seu erro cometido, sua atitude bondosa... e assim sucessivamente acontecerá com outras pessoas. Você não precisa agir errado só porque agem ou agiram com você. Acredite, ser bom faz um bem danado á saúde! Pena que o ministério da saúde não adverte o mesmo.