ARMAS OU LIVROS

ARMAS OU LIVROS

Hoje em dia, se fizermos um apanhado de quanto os governos (federais, estaduais e municipais) gastam com aparatos bélicos e de segurança, vamos logo perceber o disparate entre o que se gasta em armas e utensílios belicosos e no que se gastou com o repasse de livros e materiais escolares às crianças e jovens mais pobres.

Numa equação simples, levando-se em conta da retórica a realidade, se formos colocar na ponta do 'lápis' (se houver algum lápis disponível no serviço público) veremos que enquanto a educação não deslancha, nossos governos e governantes falam mais e mais em segurança pública e em aparatos para vigilância e controle dos espaços públicos e privados.

É a velha inversão de valores. Enquanto se gasta no país 1.800 reais em média por cada preso em prisões de todos os níveis, não se gasta nem 600 reais com um aluno na rede pública de ensino, tornando atrativo aos corruptos e corruptores investir mais em um canal que noutro. Claro que nossa população carcerária não é igual a do número de alunos matriculados nas redes publicas de ensino fundamental e básico, mas certamente os encarcerados veem em sua maioria de situações de risco e falência social, sendo os marginalizados nossos de cada dia.

Se um jovem das classes "C", "D" e "E", com um mínimo de apoio dos setores públicos para que tenha oportunidades iguais aos demais em termos de estudos e possibilidades, for apresentado mais aos livros e despertado nele o desejo de contestar e de criar de forma coerente, relações humanas e sociais que lhe sejam licitas, menos e menos jovens estarão sujeitos aos desvios e mau comportamentos que verificamos hoje em dia, e sabem o por quê?? - "Pelo Simples fato que em dando ao Jovem Conhecimento, Cultura, Valores e Laços com um mundo que ele deseja preservar e transformar, não perderá ele a vida em um desvio tortuoso de barbáries e ilicitudes. Ele será transformado em um Jovem realmente de valores éticos e morais que não viverá por questão de sobrevivência e sim viverá orgulhoso de ajudar a formar novas gerações capazes de modificar o meio em que vivem, as condições desses lugares e tudo isso com base e comprometimento com um futuro do qual ele não desejará abrir mão!".

Vamos tentar, ao menos uma vez, trocar Armas por Livros, Morte por Vida, Desunião por Amor. Vamos ao menos tentar.

Arqueirorj
Enviado por Arqueirorj em 20/04/2012
Código do texto: T3623301
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.