Reuniões em pauta ( texto de 2003, reformulado em 2012 )

Vivemos num mundo conturbado. Tudo por fora é contrito e atribulado e sabemos claramente que o que se vê por fora é reflexo do que se tem por dentro.

Mas não queremos e nem procuramos melhorar o que se tem por dentro, consequentemente, não se vê melhora por fora.

Tive uma ideia e quero colocar em pauta, dentro das milhares de reuniões que fazemos dentro das milhares de organizações existentes, onde se formam a base do agir individual, com reflexo externo.

Segue abaixo uma lista de reuniões que no mundo organizacional pode ser chamar de Brainstorming, como sou Brasileiro com muito orgulho, chamarei aqui de: Tempestade de idéias, que é a tradução do pensador de tal técnica, Alex Osborn.

1- Estudo das opiniões controvérsias;

2- Leitura de textos diferentes dos rotineiros;

3- Organização mental, diferente da organização física;

4- Análise dos caracteres e características do próximo;

5- Visualização e compreensão da personalidade alheia;

6- Resolução de tendências a problemas;

7- Negação e controle da exaltação como solução;

8- Aceitação da posição;

9- Mudanças e transmutação de si mesmo;

10- Constante visualização da crença pessoas - espiritualidade;

11- Busca do Equilíbrio ambiental interno e externo;

12- Quebra de preconceitos;

13- Reformulação dos conceitos;

14- Coração eclético, mente ecumênica;

15- Idealização dos ideais;

16- Realidades invés de sonhos;

17- Sonhos invés de ilusões;

18- Procura do silêncio;

19- Multivisão ética;

20- Filosofia da vida e da morte;

21- Organização do tempo;

22- Atualização Global;

23- Formulação do criticismo;

24- Destruição de tudo isso e criação de um indivíduo universal - baseado na visão de Kant, Cristo, Khrisna, Buda, Alá. Uma ética universal.

Sei que todos ao lerem esse texto vão pensar, pena que tudo isso não tem espaço na minha empresa ou na minha vida, na verdade, não tem espaço em nós, pois fantasiamos isso como Utopia, palavra escrita por Thomas More em seu romance, para determinar um lugar que não existe, mas na verdade é uma ilusão desvendada que nós como seres racionais poderíamos sim, formar essa ideia e dar vida aquilo que se acreditamos ser ilusão. A unica forma de recriar toda essa situação externa, seria recriar o ser interno. Que bom seria se pudéssemos fazer isso antes de algum desastre, mas eu mesmo sou prova, que as vezes a mudança interna, só acontece nos desastres pessoais que vivemos.

O extenso campo de possibilidades acontece melhor onde há destruição.

Fernando Lobos