FÉ, DESFÉ, COMPREENSÃO E RESPEITO...

RÉPLICA AOS TEXTOS:

TIPOS DE ATEUS. De:Aureo Martins ... 25/03/12.

SENHORES ATEUS E CIA. LTDA. De: Urucubacakalmosutra... 08/04/12.

ATEUS? De: Ademar Tomaz... 12/04/12.

Vivemos num mundo em que as pessoas estão absolutamente arraigadas aos dogmas. Esses atributos são, de certo modo, a essência que leva as criaturas dotadas de inteligência a se motivarem , a assimilarem suas pretensões, seus objetivos. Porém, os dogmas fatalmente podem desembocar num perigoso fanatismo que adoece e vicia as mentalidades do espírito humano. Na maioria das vezes são responsáveis por uma gama de preconceitos, pensamentos nefastos, oriundos de crenças religiosas quando desprovidas de coerência de pensamento.

Professar uma “desfé”, ou melhor, não professar fé se tornou perigoso. O descrente religioso ganhou status de herege, passando a ser vítima da inquisição daqueles que se dizem “servos de deus”. A inquisição medieval está ressuscitada na mente doente, preconceituosa e extremista daqueles que só sabem falar em nome de um suposto deus. E em muitos casos, pouco se dão ao trabalho de pesquisar suas origens. Os que dizem ter FÉ , com algumas exceções, são arrogantes e intransigentes.

Algumas personalidades tem destilado a IRA (coisa que contraria os princípios divinos, cristãos) contra os SEM FÉ (Leia-se Agnósticos e Ateus), atribuindo aos que pensam diferente dos cristãos, e outros religiosos que creiam no SOBRENATURAL, a causa de todos os males do mundo. Um importante apresentador de TV chegou ao absurdo de dizer em seu programa policial que: “OS ATEUS SÃO RESPONSÁVEIS POR TODA ESSA ONDA DE CRIMES QUE VEM ACONTECENDO. ISSO É COISA DE QUEM NÃO TEM DEUS NO CORAÇÃO... ESSES MALDITOS ATEUS...

Diante dessa declaração estúpida e irracional só resta lamentar o quanto o preconceito, a incompreensão e a tortuosa forma de pensar distorcem os verdadeiros conceitos e são capazes de difamar as pessoas e as correntes de pensamento.

Ateismo não é uma ceita, uma religião, uma instituição e sequer uma forma de comportamento. É simplesmente uma corrente de pensamento, um posicionamento ideológico com referência aos dogmas religiosos, a inaceitação desses dogmas. Ou simplesmente uma atitude mental diante dos conceitos de fé religiosa. E é uma tomada de posição, pela qual cada indivíduo se decide a partir do que entende da fé nos diversos credos ou divindades.

O ateu apenas não aceita para si as divindades, não professa qualquer fé religiosa. Porém isso não diz respeito às suas responsabilidades morais para com seu caráter, para com sua pessoa, para com o Estado e para com as outras pessoas. Ser ateu não é ser sem caráter. Não ter religião não significa não ter dignidade. O ateu não é repulsivo em relação à religião, apenas não aceita para si a fé.

A FÉ, a RELIGIÃO é uma corrente de pensamento que requer uma prática, uma conduta rígida, de acordo com os diferentes segmentos ou instituições religiosas. Na DESFÉ, quer dizer, no Ateísmo não há prática ou rituais, apenas ideias, porque não há instituição-ateísmo.

Entre os conceitos errados o ateu é mais segregado do que os negros, nordestinos, homossexuais, prostitutas, viciados em entorpecentes, trombadinhas e mendigos.

Joel de Sá
Enviado por Joel de Sá em 12/04/2012
Reeditado em 12/04/2012
Código do texto: T3608488
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.