Conscientes


Jamais seremos conscientes por completo ou mesmo jamais nos conheceremos por inteiro.
Primeiro a consciência é uma parte importante, mas mínima em nosso existir, nossa mente trabalha ativamente de forma inconsciente, e é bom que assim o seja.
Quanto a nos conhecermos, exatamente como somos e o que nos compõe, é impossível de consegui-lo. Parte de nossos processos mentais ocorrem muito abaixo do que conseguimos ter acesso, de forma invisível. Temos acesso a eles somente pelo resultado final de seu trabalho. Segundo somos múltiplos, e nossos muitos eus se multiplicam e trabalham ativamente em paralelo, em uma espécie de democracia dos eus, onde a porção mediadora de nosso cérebro atua incessantemente. Terceiro porque somos mentalmente plásticos e estamos em constante “mutação”, como já comentei anteriormente, ao dormirmos já somos diferentes do quando acordamos pela manhã.
 
Isto não significa que não devamos tentar nos conhecer, e ao mesmo tempo buscar alguma consciência de nós mesmos, talvez tenhamos apenas que mudar um pouco o conceito da termo conhecer, posto que apenas poderemos ter insights do que somos, e perceber nossas ações, sem jamais nos conhecermos por inteiro. Só poderemos aumentar nosso “conhecimento” de nós mesmos com a ajuda da verdadeira ciência que nos permitirá conhecer como funcionamos, mas talvez jamais ela seja hábil o bastante para nos mostrar quem realmente somos.
 
A frase “conhece-te a ti mesmo” é uma bela composição semântica, mas é falsa no que se destina, posto que viveremos eternos buscadores de nós mesmos sem jamais nos conhecermos por completo.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 09/04/2012
Código do texto: T3603447
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.