Inquietações

Quando foi que começamos a perder a essência humana? Você ao menos sabe o quanto ela significa? A essência do homem é algo transcendente, que eleva o espírito para nos conectarmos realmente com a Grande Mente Criadora do Universo. Algo que pode ser reconhecido por todos, independente de crenças. Desfazer esta conexão seria perder de uma vez por todas a chance de compreender o porquê de nossa existência.

Ninguém nunca parou para pensar: Como surgiram tipos como William Shakespeare, Leonardo da Vinci e Johan Goethe? Onde estão os poetas, onde estão os artistas deste século? Levando em conta tudo que o homem já possui em termos de tecnologia e conhecimento, já era a hora de milhares de outros jovens revolucionários surgirem. Por que ninguém está tentando? Quando o assunto é inovar, todo mundo olha para o lado e espera do outro… Olhe para dentro! A ousadia do jovem se perdeu junto com os velhos valores éticos.

Cada palavra e “ideia” do jovem, ao longo dos tempos, vem vindo mais vazia, sem força e sem alma. O que é mais angustiante é pensar que serão esses os adultos do futuro, os pais, os propagadores de conceitos, os disseminadores de sua própria destruição.

Em um primeiro momento, pode-se achar que minhas palavras são rudes, extremistas. Mas, quem me dera que as coisas estivessem apenas no nível que enxergamos a olho nu.

Hoje em dia, o que faz mais sucesso entre a massa é o escandaloso, o vulgar, quando não, o que atrai as atenções é a comédia-pastelão, frases chiclete com melodia – que alguns têm a desfaçatez de chamar de música - e bordões que grudam nas mentes, não deixando espaço para uma reflexão mais profunda sobre os fatos cotidianos.

Para onde a ‘Evolução’ está nos levando? Não digo em relação à tecnologia. Falo da evolução humana. O que me parece é que há uma pirâmide: O homem descobriu o fogo, derreteu o metal e o moldou como bem entendeu, criou as ferramentas e com elas construiu os computadores. Até aí, as civilizações só subiram nos degraus do conhecimento. No entanto, chegar ao topo desta pirâmide deu ao homem a falsa impressão de que ele já havia chegado ao ápice do saber. Pensou-se que nada mais precisava ser feito, e este foi o grande erro que nos trouxe ladeira abaixo. O ser humano se acomodou nas cadeiras e sofás e virou dependente de informações vindas sem nenhum esforço. As pessoas perderam o contato real com o mundo… Ninguém hoje em dia prefere sair de casa, encontrar pessoas, discutir opiniões, ver um pouco de natureza, ir a uma biblioteca, pegar um livro nas mãos e apreciar o momento. O que mais apraz é baixar o livro enquanto conversa por MSN. Não estou dizendo que a evolução da tecnologia não seja muito boa, pois obviamente seria bem mais difícil que eu disseminasse este texto sem o auxílio da internet. Mas, o que parece estar acontecendo é que a criação está dominando seu criador, o que é inconcebível. O universo tecnológico dispersou a humanidade de seu verdadeiro objetivo, a evolução mental.

Se pararmos para refletir, podemos ver como temos retrocedido cada dia, mais e mais. Não há questionamento. São poucos os que se negam a aceitar certas imposições. Os preços aumentam, os políticos continuam afanando dinheiro público, a TV nos oferece programas imorais, o poder público não age de forma eficaz para resolver os problemas dos miseráveis deste país - que também pagam impostos - e, o que acontece? Alguém consegue ouvir os gritos de revolta? Eu não. Cadê as músicas de protesto? Alguém já avisou a vocês que a ditadura já acabou (pelo menos por enquanto)? Podemos expor nossos pensamentos livremente!! Mas… Quem tem algo a dizer?

Enquanto escrevo, espero que em algum lugar do mundo haja alguém verdadeiramente descontente com esta inatividade dos espíritos humanos. Quem sabe, um novo Martin Luther King, um novo Mahatma Gandhi, ou até mesmo - se pensarmos com otimismo - um novo Sócrates já tenha nascido e esteja entre nós, estudando o comportamento de nossa sociedade e aguardando a hora certa de nos oferecer a cura para esta moléstia, ou ao menos a forma de produzi-la. Quem sabe não está perto de você? Quem sabe não é você?

Vamos sair desta inércia? Reajamos!!! Não temos muito tempo para salvar a essência humana. A qualquer momento ela pode ser perdida para sempre.

Lô Neves
Enviado por Lô Neves em 05/04/2012
Reeditado em 04/12/2012
Código do texto: T3595647
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.