O Recife e as Ciclovias

O transporte feito por bicicletas já é algo consolidado na Europa e em outros países do mundo. Ele é vantajoso por vários motivos: a) simplicidade da instalação física, b) recursos financeiros reduzidos para a sua implantação na malha urbana e rural de uma cidade, c) colabora na saúde pública da população, d) é rápido, eficaz e seguro quando bem implantado, e) diminue o transito e o engarrafamento da cidade contemplada. Portanto, é prudente ressaltar que o poder público e a população só tem a ganhar com a implantação das ciclovias nas cidades brasileiras.

No entanto, o Recife ainda engatinha no uso desse meio de transporte. Existem pouquissimas ciclovias na cidade. A mais conhecida é a do bairro de Boa Viagem, que atende apenas a sua orla. É urgentemente necessário a implantação de um plano piloto das ciclovias no Recife, que atenda a demanda de todos os bairros, e que seja executada ao menos nas vias mais importantes. Pois, além da carência de mobilidade da população recifense, a cidade será palco da Copa do Mundo de 2.014. Existem técnicos competentes para fazer e executar o projeto, existem recursos suficientes para a implantação, o que falta é vontade política, apenas isso. Que Deus e a população possam abrir os olhos da gestão pública o mais rápido possível, senão o Recife em breve irá parar.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 01/04/2012
Reeditado em 01/04/2012
Código do texto: T3589246
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.