Ameaça bem vinda...

Esses dias aconteceu algo novo em minha vida. Algo muito interessante.

Estava eu com minha namorada, e de repente alguém me liga e diz:

Fernando Vieira?

Você vai morrer? Vai morrer com um tiro na testa.

Perguntei quem estava falando, e disse que se não soubesse não conseguiria ajudar, nem resolver aquilo que o levava a pensar nisso.

Ele me disse:

-Somente fique esperto, sei que está em São Paulo e no bairro da Liberdade.

Disse para ele que não, afinal, cada dia estou num lugar diferente, e perguntei quem era e essa pessoa nada disse.

No momento fiquei tenso. Pensei em quem poderia me matar, ou querer me matar. Foi uma sensação estranha e nova, que me remeteu aos erros mais graves cometidos por mim num recente passado.

A minha namorada me acalmou e me trouxe paz, e assim fiquei por um tempo. Depois a sós fiquei imaginando.

Quanta coisa me veio a mente, quantas pessoas eu já magoei ao ponto de receber tal ligação?

Quantas pessoas eu não cumpri com o que foi dito e que dessa forma tem a imagem do velho cara, que no desespero fez coisas erradas e insanas?

Aliás, o que eu fiz de tão errado e insano para receber uma ligação assim? Tudo o que fiz, fiz de errado por um motivo que achava certo, e se fiz algo errado com alguém, não fiz sozinho.

Quais são as tranças que ainda terei que relutar para desenrolar?

Quais são as dívidas que terei que acertar para continuar vendo o sol nascendo, para continuar vendo o pássaro a cantar, e para continuar correndo atrás de sonhos simples que tenho?

Sei que errei muito, sei que enganei pessoas, sei que machuquei pessoas, mas o melhor e o pior de tudo isso está na mesma ação. Pois ao saber de tudo isso, já não faço e nem cometo mais o mesmo erro. Pois ao saber os sentimentos de cada um, hoje só abro espaço em minha vida quem realmente deve fazer parte. Sei de tudo isso, os passos a serem dados, as atitudes a serem realizadas, e tudo que tenho que ainda acertar. O problemas mora aí. Ao mesmo tempo que sei de tudo isso, sei também que as pessoas não sabem disso. Pois usei daquilo que mais sei que temos de útil, a palavra, de forma errada. Hoje sei que ao falar, você emite um conjunto de ações a serem realizadas, e se as ações não se adequarem as palavras a imagem que você deixa é essa.

Fiz promessas de uma eternidade, sem saber o que era eternidade;

Fiz promessas de amor, sem saber o que era de verdade o amor;

Fiz promessas de amizade, sem saber o que realmente é um amigo;

Fiz promessas num trabalho, sem saber o que era trabalho;

Fiz promessas de homem, sem ao menos conhecer esse homem que hoje eu sou.

Eu sei de coisas hoje que ninguém que me conhece sabe que eu sei. Não são segredos, mas são fatos que só podem saber quem realmente adentrar aquilo que hoje eu sou.

Preciso de tempo, para poder fazer ao contrário. Usar o silêncio ao ser questionado sobre como resolver tal fato, e daí por diante, usar a atitude e depois que o laço tiver solto usar o dom da palavra e aí sim, soltar-se diante uma situação.

Agora eis o dilema. Se essa ligação ganhar vida e minha alma deixar o meu corpo, como farei para desatar os nós?

Mas você acha que me enroscarei nesse enrosco?

Sabe de uma coisa. Essa ligação me trouxe de volta a uma realidade muito boa. Aliás, acentuou em mim a fragilidade que a vida é e também os compromissos que herdei com minhas falhas atitudes.

Mas não me arrependo do que fiz, pois já fiz mesmo. Arrependo do que não fiz, isso sim. Me arrependo de não ter tido atitudes como a que tenho hoje a algum tempo atrás, onde eu, simples pessoa, com simples sonhos, tive que me vestir com roupas que não queria, e frequentar lugares que não estava. Deixei me levar por atitudes que não eram minhas, e tive atitudes que eram para reanimar uma situação que já estava morta. Infelizmente vi que minha personalidade já nem personalidade mais era, pois estava totalmente mudado. Me escondendo em mentiras, atrelando-me a pessoas erradas, e deixando passar momentos sagrados desse nosso valioso tempo no lugar errado e com pessoas erradas. Mas nem disso em arrependo, fiz o que era necessário ser feito naquele momento, e hoje enfrento um fantasma de uma ligação sem nexo, endereço e pessoa. Hoje não temo o fato disso ter ocorrido, pois tudo o que vivi era para ser vivido, é minha história e por ser minha, de nada me arrependo. Os personagens estavam certos, o enredo que não. Faltava a ação do papel principal que era minha e que eu não aceitava.

Mas como tudo nessa vida tem o seu lado bom, e eu tenho a estranha mania de ver beleza até no inferno ( não acredito nesse lugar, acredito no vácuo, inferno é viver sem existir ) depois de alguns dias fiquei feliz com essa ligação.

Ela me ligou a um universo ainda maior. Saber que você corre perigo de vida é interessante, nunca tinha sentido isso que senti, e dessa forma venho aqui agradecer a essa pessoa que me ligou. Ela me trouxe uma vontade ainda maior de viver, uma vontade enorme de fazer o que tem que ser feito, e da melhor maneira possível. Essa ligação me colocou em contato direto com Deus, falo com ele agora a todo instante, vai saber né, vai que o cara está na esquina para acertar a minha testa, e dessa forma suprir o que lhe fiz, ou o que fiz por quem ele foi enviado.

Agradeço agora a cada instante ultrapassado e agradeço a tudo o que hoje tenho. Nessa nada que tenho, tenho um tudo que é muito maior do que um dia eu erroneamente tentei ter. Tudo o que queria na verdade pode ser um nada para outras pessoas, dessa forma me contento até com essa insana ligação, pois a morte pode me levar daqui, mas não levará da eternidade aquilo que eu sou.

Mais uma vez eu afirmo, errei, sim eu errei, e quem não errou? Hoje eu sei que errei, e me privo de uma convivência familiar com minhas raízes, e me privo do cheiro diário da minha filha e seu maravilhoso sorriso, e me privo de não morar com quem hoje eu amo, e me privo de tudo isso, para ter tempo para resolver um passado presente, e dessa forma criar um presente futuro.

Mal sabe essa pessoa que morro todos os dias, que posso morrer antes mesmo dele me matar, mal sabe ele que se isso ocorrer há uma justiça maior que todas, que pode um dia novamente nos colocar frente a frente, mal sabe ele que a dor acumulada disso acarretará em sua própria vida de outra forma. Mas eu sei de tudo isso e sabe o que farei?

Continuarei o que vim aqui a fazer. De laço em laço irei desembaraçar toda uma vida e dar novamente as cartas. Eu só tenho a agradecer essa ameaça bem vinda. Ela trouxe-me uma liberdade ainda maior, ela me trouxe uma vontade grande de viver, e de não deixar nada para amanhã, pois não sei né, vai que.... rsrsrsrs

Eu dou risada do perigo pois acredito que viver já é de mais de perigoso, estou nas estradas da vida, cada hora numa cidade, futuramente estarei em estados diferentes e num futuro próximo em outros países, e diante tudo isso corro um grande perigo. Morrer por aí e enquanto não morro, vou vivendo por aí.

E ao viver, vou sugar toda essência desse mundo. Errar nunca mais é audácia demais eu me comprometer, tentar não acertar é uma forma consciente de erro, mas errar ao tentar, é uma forma pura de ser corajoso, e se hoje eu tenho a coragem de viver, eu não tenho medo algum de morrer.

Obrigado meu caro amigo da ligação não identificada. Que Deus lhe dê um dobro o que você desejar e fizer a mim, e quero que saiba que enquanto não morro estarei por aí vivendo. Repasse a informação que vivo hoje na tentativa dos acertos, e nos acertos das tentativas e que não há ferida nesse mundo que não possa o tempo vir a curar, não há mal que não possa se dissolver, e não há vida humana que não posso novamente recomeçar.

Me despeço com as sábias palavras de um homem que não conheci, mas que hoje tem extrema importância na minha vida.

"Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo fim, mas todos podem começar agora e fazer um novo começo." Chico Xavier.

Abraços...

Fernando Lobos

30/03/2012