ÉTICA



Em geral é muito fácil falar de ética, principalmente quando a olhamos pelo prisma de nossa própria ética, como se a ética pudesse ser o que desejamos que ela seja. É muito fácil também quando discorremos ou argumentamos sobre a ética baseada apenas no que aprendemos, no que nos catequizaram, como um simples manual de normas, procedimentos a ações padronizadas, identificadas em lista do que nos é permitido e do que nos é pernicioso fazer.
 
Falar desta ética é quase como repetir um mantra teórico do que nos seria lícito e do que não nos seria lícito, principalmente quando já nos apoderamos de tal “pseudo manual” e o adaptamos aos nossos interesses pessoais, dando legitimidade mental e psíquica aos nossos atos.
 
O difícil não é falar de ética, pois mesmo que tivéssemos realmente compromissados com uma argumentação séria sobre ética, discorrer sobre ela é uma coisa, porem agir pautado por ela é outra coisa totalmente diferente. Agir sob a ótica de uma ética que vá alem da minha perspectiva, que vá alem da perspectiva do viver dos humanos, que nos permita viver comprometido com um conceito de ética global, que dignifique não somente o social humano, mas todas as realizações do viver, que busque o equilíbrio de todos os nichos biológicos é muito mais difícil do que parece. Mas não é por que é difícil que devemos abandonar tal desafio, cumpre-nos construir de fora para dentro esta lógica do agir e do se comprometer com a essência da vida. A evolução nos muniu com um cérebro plástico e assim podemos redesenhar continuamente nossos circuitos neurais. Somos enfim parte natureza biológica herdada geneticamente, somos parte adquirida pela realização do nosso viver e pela experimentação do mundo, mas somos também parte do que consciente e perseverantemente desejamos ser. Cumpre-nos então iniciar desejando sermos realmente éticos conforme o Amor a essência da vida, de todas as vidas.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 25/03/2012
Código do texto: T3575917
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.