O QUE É CRITICAR???

Existem muitas complicações envolvendo CRITICAR e falar de alguém... Pena que muitas pessoas não sabem dessas diferenças! Para alguém CRITICAR outro semelhante, terá que ser melhor do que o mesmo; ter todo embasamento teórico de todas as áreas do CONHECIMENTO; pois pelo que sei, TODOS OS CRÍTICOS são profissionais de grande competência, saberes de relevância e precisão nos olhares, sendo assim, podem ser chamados de CRÍTICOS. Posso citar alguns exemplos: CRÍTICOS DE ARTE em geral, Cinema, TV, Rádio, Jornal, Internet; nas áreas de Economia, Política, Religião, Comportamento, Futebol, Moda, Música, Etiqueta... Esses profissionais SIM, são CRÍTICOS que possuem visão holística de tudo, por isso, podem comentar e destacar pontos positivos e negativos do que avaliam. DIFERENTEMENTE de algumas pessoas do nosso convívio que, em sua maioria, NÃO são CRÍTICAS de nenhuma área, mas AMAM, literalmente, falar mal dos seus semelhantes. SER CRÍTICO NÃO SIGNIFICA FALAR MAL DE ALGUÉM, cuidado com suas proposições e ideias em sociedade! CRÍTICO é aquele profissional que possui VISÃO E ARTICULAÇÃO EM SEUS QUESTIONAMENTOS, jamais falam ou expressam suas ideias por acaso; ou apenas pra ferir outros do lado, são especialistas de determinadas áreas do CONHECIMENTO! O que me deixa angustiado é que, MUITAS pessoas por aí, querem ser "CRÍTICOS", mas não possuem o mais importante para tal premissa: BAGAGEM CULTURAL ESPECÍFICA E MUITA PRECISÃO DOS ACONTECIMENTOS COM VISÃO DINÂMICA DE SUA REALIDADE; apenas POSSUINDO pensamentos negativos, inveja, rancor no coração, medo de 'perder' seu espaço, ESPECIALMENTE nos TRABALHOS, sendo assim, como podem ser chamados de CRÍTICOS??? Pra mim, isso é outra coisa... Quer ser CRÍTICO???Um conselho: estude fielmente e prepare-se para essa situação!

Autor: Jornalista Juan Wagner Honorato.