18 pensamentos meus acerca do gerenciar



  1. Gerenciar é um mix de poder formal e informal, agora o mais importante em um bom gerenciamento é o poder informal conseguido por comportamento, exemplo e comprometimento. (Arlindo)
  2. Gerenciar é nunca delegar responsabilidades, mas sim, com consciência, delegar autoridade. (Arlindo)
  3. Compreender que a liderança é uma característica derivada (secundária) e não necessariamente elementar (primária), é ter a consciência que ao longo de qualquer projeto, a liderança deva ser móvel e flutuante, estando esta a cada instante sobre aquele mais bem preparado técnica e humanamente para a seqüência de ações daquele exato momento. Crer que o líder deva ser único é abrir mão do potencial específico de cada um de sua Equipe. (Arlindo)
  4. Toda grande Equipe conhece bem o poder da sinergia. Se a Equipe não percebe esta qualidade ou seu gerente não a vê, a Equipe não está coesamente formada. (Arlindo)
  5. Um dos principais responsáveis pela coesão e pela sinergia de uma Equipe é seu gerente, nunca seus membros ou seu líder de momento. (Arlindo)
  6. Toda grande Equipe é consciente da necessidade de clara e franca comunicação, alem da consciência de sua missão, visão, valores, metas e estratégias. (Arlindo)
  7. Toda grande Equipe necessita tanto de timoneiros, como de carregadores de pianos, necessita de pensadores quanto necessita de realistas, mas principalmente precisa de críticos livres para expressarem suas dúvidas e seus temores. Onde todos concordam não existe aprimoramento. É no choque de idéias, no âmbito unicamente profissional, que surgem as faíscas de lampejos das grandes idéias e que fazem o diferencial de um projeto medíocre para um brilhante. No mínimo, o atrito de idéias, nos obriga a repensar a solução e a conseguir justificativas coerentes e aderentes a missão, a visão, aos valores, as metas e as estratégias de nossa empresa, do cliente e do fornecedor. (Arlindo)
  8. Toda Equipe de alto desempenho assume como desafio, propostas ousadas, mas exequíveis. (Arlindo)
  9. Não existe Equipe quando um apenas decide, sabe tudo ou manda, neste caso existe sim um misero bando de seguidores. (Arlindo)
  10. Toda Equipe de alto desempenho possui atritos, eles são benéficos e dão vida a Equipe quando gerencialmente ficam somente no escopo das idéias. Cabe ao gerente providenciar meios e condições para que a própria Equipe encontre mecanismos para se auto alavancar  aproveitando esta energia em prol dos projetos. (Arlindo)
  11. Gerenciar atritos é uma virtude, reduzi-los a atritos de idéias é uma vitória, agora gerenciar por atrito, principalmente a médio e longo prazo, esfacela qualquer Equipe. (Arlindo)
  12. Não cabe ao gerente dizer como fazer. Um gerente que já sabe como fazer não precisa de uma Equipe de alto desempenho, precisa sim de medianos executores. Ao gerente cabe o gerenciamento, o que já é bastante, e a Equipe cabe criar e desenvolver o projeto. Se o gerente acredita sinceramente conhecer uma solução melhor, ele não deve obrigá-la, ele deve sim sutilmente provocar ou induzi-la, para que a Equipe decida. (Arlindo)
  13. Gerenciar uma crise implica em competência, mas gerenciar por crises pode até ser útil por pequeno período, mas saiba o gerente que ele estará acionando uma bomba de efeito temporal, chegará o tempo em que a própria Equipe se revoltará e o que outrora poderia ser uma Equipe de alto desempenho, se transformará em meros executores e revoltados profissionais. Gerenciar por crise, acreditando que o medo acelera a equipe é se esquecer que a curva do medo chegará ao seu máximo e será ultrapassada pela curva ascendente do descaso, do stress e da revolta. (Arlindo)
  14. Uma Equipe é um corpo vivo e dinâmico, por isto sujeito a vaidades e a desvios naturais da convivência social. Cabe ao gerente estruturar e manter cada Equipe com a consciência de que cada membro é como um órgão do corpo desta Equipe. Este membro necessita interagir e cooperativamente somar para o corpo. Em especial, nenhum membro (órgão) é melhor que o outro, mas todos são essenciais para o corpo da Equipe e para o bem do Projeto. (Arlindo)
  15. Delegar apenas o possível. Quando a necessidade de urgência é premente deve-se evitar delegar atividades aqueles funcionários que estão com folga de tarefas, neste caso deve-se dar preferência na escolha a um profissional com competência coerente com a dificuldade da demanda, que seja comprometido com o negócio, e que já esteja alocado a alguma tarefa, normalmente isto leva a uma melhor garantia da realização em tempo mais curto do que delegar esta atividade aquele que está confortavelmente sem nenhuma pressão de prazo.
  16. Delegar é importante, mas saber delegar é ainda melhor. Lembremo-nos que jamais se delega responsabilidade, delegamos tarefas e autoridade para realização destas. O bom Gerente sempre assume para si toda a responsabilidade. Jamais deve ser delegado o impossível e nunca delegar aquilo que em última análise você sozinho será o responsável pela sua justificação, sua apologia ou pela sua defesa. Nestes casos a parceria é mais indicada e a delegação pura e simples deve ser evitada.
  17. Cobrar é uma necessidade, mas quanto mais madura for a relação de compromisso entre a Equipe e sua Liderança, e entre estes e o corpo executivo de sua empresa, e entre sua empresa e o portfólio de clientes, a cobrança assume cada vez mais o status de simples controle e cheque, buscando novos aprendizados do que deu certo e do que deve ser mudado, assumindo cada vez mais uma situação de mútuo feedback Liderança/Equipe e Equipe/Equipe.Cabe ao gerente a gestão do tempo e de todos os recursos. Devemos entender como recursos não somente a mão de obra, mas também tudo o que se faça necessário a correta realização das tarefas, incluído ai o próprio treinamento desta mão de obra. Insumos, maquinário, rede, infra-estrutura, documentação, regas, normas e diretrizes, salas, iluminação, refrigeração, certo conforto, certas garantias de vida e certa autonomia e etc. são recursos e é responsabilidades do gerente garanti-las no tempo e no espaço correto para a realização das tarefas, e isto deve ocorrer não somente antes, mas também durante o desenrolar das tarefas, para então ser possível a cobrança
18.Ser gerente não é fácil, nunca cometeria o erro de assim pensar, principalmente se me refiro a um bom gerente. Ser gerente é muito mais que supervisionar, ou mesmo imperar sobre sua Equipe. Para supervisionar bastaria um supervisor, e o seu custo seria bem menor. Para mandar, bastaria um chefe qualquer. Em uma Equipe de alto desempenho não vejo lugar para supervisores ou chefes burocráticos.
Ser gerente é um cargo de risco, posto que ele é co-responsável direto pelo “atingimento” dos objetivos e pela execução das estratégias do negócio. Entretanto, uma vez que o gerente foi escolhido, e este aceitou o desafio, ele deve ter a ousadia de se expor para conseguir ser a cola flexiva e natural que ajuda a manter unida, comprometida e produtiva sua(s) Equipe(s).
Ser gerente deve significar ter autonomia administrativa e organizacional, para dentro dos limites profissionais e éticos que lhe foram outorgados, trabalhar e resolver todos os problemas profissionais, coletivos ou mesmo individuais que estejam impactando a(s) sua(s) Equipe(s) de atingir seu potencial total, e em alguns casos, sempre devidamente abalizado por evidências ou novas proposições, escalar na estrutura organizacional em nome dos interesses profissionais de sua Equipe.
Ser gerente é normalmente estar envolvido com grupos que muitas vezes possuem interesses opostos. Gerenciar é assim, também, ter a habilidade técnica e humana para criar um ambiente profícuo e de mútua confiança, apesar de envolto muitas vezes em antagônicos interesses.
Gerenciar é muito mais que uma arte, é também uma ciência onde o contínuo acumular de conhecimentos faz a diferença, e deve assim ter um estudo contínuo, tendo sua metodologia, princípios e paradigmas ajustados continuamente, sendo sua evolução uma necessidade corrente.
Ser um gerente meramente administrativo é fácil, mas sinceramente não creio que um gerente burocrático e administrativo valha em retorno o quanto custa. Sua(s) Equipe(s) devem estar pagando com seu suor o custo de um gerente burocrático e meramente administrativo.
Gerenciar deve se basear em exemplos e comprometimentos mútuos. O gerente deve ser um motivador, deve ser capaz de perceber necessidades de mudanças ou de ajustes na(s) Equipe(s), simplesmente pela flutuação do brilho individual e coletivo de seus membros, onde o brilho individual de quem quer que seja não pode ofuscar ou intimidar o dos demais. O gerente deve ter o poder pessoal de convencer, de ajudar, de participar, de somar e de ser uno com sua(s) Equipe(s). Deve ser aquele que sabe intervir nas horas certas, negociar quando aplicável e deve também saber ser invisível para que o brilho e sua(s) Equipe(s) possam iluminar a produção e reforçar a si mesmo enquanto Equipe(s) de alto desempenho.
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 21/03/2012
Código do texto: T3568119
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.