A cura para a humanidade.

O mundo está em terríveis transformações: as matas estão sendo devastadas, enquanto os países se unem em prol da preservação ambiental; crianças morrem de fome, enquanto organizações internacionais fazem trabalhos de caridade; as pessoas suicidam-se por depressão, enquanto médicos tentam curar suicidas. O que falta para destruir a humanidade e qual é a forma mais adequada de esperar o fim? Se houver fim.

Como é que pode tanta gente agindo inconscientemente para destruir nosso planeta e nós não conseguirmos compreender o por que disso? A causa é simples: falta de discernimento e falta de senso crítico, além de descaso para com o futuro das gerações vindouras.

Essas faltas de discernimento e de senso crítico são causadas pelo automatismo com que o ser humano se orienta. O remédio para esse automatismo é a educação. Não basta aprender um conteúdo, assimilá-lo e depois esquecer tudo o que decorou. Deve-se praticar o que se aprende e buscar pensar até chegar à filosofia.

A filosofia é a cura para a humanidade. Com ela o homem pode desenvolver a autocrítica e saber se orientar de forma inteligente.

Ulisses de Maio
Enviado por Ulisses de Maio em 18/03/2012
Código do texto: T3562241
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.