Perdoemos, mas com tino...

Duvida Edna Frigato (12/03/2012 22:42), ao comentar o meu "Perdoamos? Perdoemos!" (T3550488): "Eis a questão, junto com o perdão vem junto a capacidade de esquecermos? Algumas falhas são simples outras não. Quando o que nos fizeram foi realmente grave será que um pedido de desculpa, de perdão resolve? Será que quando dizemos 'está perdoado' realmente estamos perdoando? Quanto a esse assunto só tenho questionamentos."

...

Para não acudir à palavra do deus na Bíblia, revejo o Alcorão, que assente ou ordena perdoar, dependendo:

58 E quando vos dissemos: Entrai nessa cidade e comei com prodigalidade do que vos aprouver, mas entrai pela porta, prostrando-vos, e dizei: Remissão! Então,perdoaremos as vossas faltas e aumentaremos a recompensa dos benfeitores.

178 Ó fiéis, está-vos preceituado o talião para o homicídio: livre por livre, escravo por escravo, mulher por mulher. Mas, se o irmão do morto perdoar o assassino, devereis indenizá-lo espontânea e voluntariamente. Isso é uma mitigação e misericórdia de vosso Senhor. Mas quem vingar-se, depois disso, sofrerá um doloroso castigo.

280 Se vosso devedor se achar em situação precária, concedei-lhe uma moratória; mas, se o perdoardes, será preferível para vós, se quereis saber.

284 A Deus pertence tudo quanto há nos céus e na terra.Tanto o que manifestais, como o que ocultais, Deus vo-lo julgará. Ele perdoará a quem desejar e castigará a quem Lhe aprouver, porque é Onipotente.

...

Eis algumas suras em que a palavra revelada ao Profeta explica como perdoar e quando. Não me detenho em acrescentar interpretações que talvez desvirtuassem as mensagens do Onipotente. Contudo, algumas dúvidas persistirão nas nossas mentes e nos nossos corações: Carecemos, como criaturas pecadoras, do poder de perdoar que o Sábio e Misericordioso é.