A Fome

Parece tão fácil perguntar por que, num país tão grande e rico como o Brasil, ainda existam cerca de 40 milhões de pessoas passando fome, milhões de pessoas que não sabem o quê, quando e se vão comer novamente, vítimas da desigualdade e do descaso social que já se arrasta há 500 anos.

Parece tão fácil incentivar as pessoas a tomarem medidas, cobrar dos politicos, mas de que adianta simplesmente remediar, ajudar e não resolver, se isso só vai adiar e piorar ainda mais a dor daqueles que sofrem, daqueles que dividem caroços de feijão contados, daqueles que enterram seus filhos ainda bebês, sem ter onde buscar força e apoio, se perguntando quando e se isso um dia vai acabar e eles poderão viver com a mesma dignidade daqueles que os menosprezam, dessas pessoas pobres,famintas e esquecidas na parte das cidades que não aparece no cartão postal, que a camera não pega e que a maioria prefere esquecer que existe...

Como resolver um problema que está tão presente ao nosso redor, acontecendo em tempo real e que nós as vezes não percebemos ou até mesmo ignoramos. Quando vemos uma mãe subnutrida carregando nos braços uma crinça maltrapilha, raquitica e faminta, o que sentimos primeiro? Nojo? Repugnancia? Nojo e repugnancia das pessoas que apenas carregam os sinais de uma sociedade que cada vez mais olha para o proprio umbigo e cada vez menos se importa com o próximo...Mas , por que então, ao vermos uma cena tão semelhante mostrada através dos olhos da midia isso nos emociona, nos revolta nos mobiliza a tentar ajudar? Por que esperar que a midia nos mostre o que temos de pior para tomar uma atitude para tentar resolver o que está tão próximo, pois a fome e a miséria está em todo lugar e não podemos nos recusar a ver.

Mas de que adianta a emoção ou a revolta se ainda assim não causar a mobilização, se isso não despertas em nossa consciência a vontade de ajudar a essas pessoas, vitima de um mal criado pelo homem...

O que falar daqueles que vão embora do lugar que amam, para tentar fugir do mal onipresente, iludidos pela promessa de uma vida melhor, sem saber que para onde vão encontrarão problemas tão semelhantes, pessoas com histórias parecidas, um lugar onde parece que só aqueles que tem dinheiro podem viver com alguma dignidade. O que eles muitas vezes não sabem ´que nas favelas de cidade grande como São Paulo habitam moradores tão sofridos quanto os do seco sertão nordestino.

A verdade é que a fome é e vai continuar sendo um problema politico, não só no Brasil como em todo o mundo, um mundo que tem recursos para alimentar todos os seus habitantes, mas que, infelizmente, são recursos mal distribuídos, num lugar onde poucos tem muito, muitos tem pouco e outros não tem nada...Mas esse problema não vai ser solucionado sem inúmeras discussões, medidas, mas não podemos cobrar só de politicos, temos que ter nossa propria atitude. Não é porque esse problema não nos atinge que podemos fechar nossos olhos e omitir a realidade de que as pessoas estão morrendo de fome por todo lugar, pessoas como nós com sonhos, ilusões e esperanças, que precisavam apenas de um pouco mais de atenção, alguém que visse o quanto estão sofrendo.

Nenhum ser humano nasceu para morrer de fome, no entanto, ainda vivemos num país onde a cada 5 minutos uma criança morre de fome, um país onde a terra que era pra dar alimento está sempre recebendo os corpos de crianças e adultos, jovens e idosos, pessoas inocentes que apenas precisavam comer, algo que deveria ser tão simples e tão comum em suas vidas.

Por mais que se tente omitir os fatos, ele está aí em todo lugar, gritando que existe, um problema traduzido em números e estatisticas que represetam pessoas que tiveram seus nomes esquecidos por uma sociedade representada por politicos que não encontrando solução fazem exatamente isso, enterrar os fatos e esquecer os nomes da inocentes vitimas da maldade num lugar teoricamente tão rico que há 500 anos semeia a desigualdade...

Maggie Paiva
Enviado por Maggie Paiva em 06/03/2012
Código do texto: T3539489
Classificação de conteúdo: seguro