Acúmulo

Acumulei muita coisa em minha vida.

Acumulei contatos, amizades, serviços e tanta coisa que não era minha que um dia tive que parar. E foi grande o trabalho para esvaziar essas caixas nessa mudança que fiz. O engraçado que não eram caixas materiais, na matéria aliás acumulei despesas que estão sendo também aniquiladas, trouxe caixas sentimentais e espirituais, e essas são caixas delicadas, que diferente de uma conta, não se paga tão fácil.

Acumulei contatos desnecessários, amizades falsas, e serviços cansativos e que nada me trouxeram de necessário. Acumulei promessas, acumulei sonhos e acumulei projetos.

Foi quando rompi com o acúmulo, pois já estava em meu cúmulo suportar tanta coisa que não era minha.

Foi quando comecei a ver o quão sagrado é aquilo que coloco para dentro da casa do meu espírito.

Foi quando compreendi que copo vazio não mata sede, e que o desamor ao redor pode ser falta de amor próprio.

Foi quando saí como um lobo em busca de respostas dentro da selva da minha alma.

"Foi quando parei, que comecei a andar, foi quando calei que comecei a falar, foi quando cessei os olhos que tive visão, foi quando saí de meu corpo que bateu um coração, foi quando silenciei a razão que pude escutar, a voz do silêncio veio me falar, na surdez compreendi suas palavras, e fiz o que era certo na hora exata. "

Um amigo me disse uma vez, que levamos uma carroça amarrada em nossas costas, e que tudo aquilo que aceitamos ou fazemos de errado, vai acumulando nessa carroça, ocupando espaço do que realmente precisamos levar, tirando o lugar do que nos é necessário, e acumulamos tanto coisa ruim por cima de coisas piores, que não podemos dar ao mundo aquilo que realmente podemos. Fazemos isso de duas formas, inconscientemente e conscientemente, sei disso, por que já fiz das duas uma, e graças ao tempo, estou agora com minha carroça vazia, limpa e adequada para seguir em frente.

Não vai adiantar andar por ai, com um veículo lindo se ele não for meu e não estive pago, não adianta se enganar, não adianta acumular ressentimentos e mágoas.

Alderico, um amigo maranhense, povo que cultua muito a linguagem formal e coloquial, sempre me diz: " Você tem que ver a Etimologia das palavras ", e com ele aprendi a observar tudo aquilo que sai da minha boca. Foi quando me deparei com a palavra "Mágoa" esses dias e conclui numa forma simples o significado além do Tio Aurélio, o que ela me diz.

http://www.dicionarioinformal.com.br/m%C3%A1goa/

Mágoa: Má + Água = Água ruim, que não dá para beber, que não mata a sede, que faz mal, que pode matar, que pode trazer doenças, que pode contaminar.

Seguindo essa linha simples de pensamento, eu hoje tomo água boa. Mas só comecei a tomar água boa quando comecei a limpar o acúmulo de coisas que tinham por ai. Muitas coisas acumuladas levam tempo para se resolver, mas dai comecei a organizar, a trabalhar a resolução, para que o acúmulo não seja mais feito, e passei a colocar em minha carroça somente aquilo que preciso. Essa foi a forma que encontrei para resolver minha vida, que já não era mais vida, pois o acúmulo sufoca, tira espaço para que você se sinta livre e dê tempo de fazer aquilo que os indianos chamam de "Darma", de fazer o que veio aqui fazer, seu compromisso e missão com esse mundo.

Concluo o texto passando a frente uma mensagem que serve para mim principalmente.

"Jovem, tome cuidado com o que coloca na boca, e cuidado com o que sairá dela. Cuidado com o que pensa e o que fará com esses pensamentos. Cuidado com o que se compromete e como quem sela pactos, poderá ser injustamente cobrado de fazer algo que não queira e ser uma coisa que não é e nunca será. Cuidado com o que guarda em seu armário, em suas gavetas em seus arquivos. O simples fato de guardas algo para resolver depois, tira do futuro o seu tempo de ser presente, e teu futuro será comprometido pelo teu passado. Cuidado com as redes sociais, elas iludem você de uma certa forma, que os mais de 1000 amigos do Facebook na verdade é mais um acúmulo do que uma solução, afinal, para que serve a amizade? Para que serve os contatos senão para vivermos e fazermos uma história. Cuidado Jovem com o que guarda dentro de sí, as vezes nos fazem engolir pimentas e sabemos que isso nos fará mal, dessa forma sugiro a velha pratica em cima do dizer que "em boca fechada não entra mosquito", mas também sou da opinião que sua opinião deve e pode ser levada em consideração, principalmente se der vida a ela em suas atitudes. E cuidado, com os excessos, a gula por tudo oque se tem na vida, traz uma gordura desnecessário de tudo, e para queimar tudo isso, vai ser cansativo, uma malhação espiritual é bem mais cansativa que uma malhação corporal, pois o espírito acaba sofrendo com o condicionamento que tem dentro de você, formado, por coisas suas e coisas externas ( cultura, família, religião, educação, etc). Resumindo, só tenho uma coisa a dizer e que disse a um amigo esses dias.

Na corrida da vida você escolhe dois papéis, ou você é o cavalo ou cavaleiro. Ou você domina a situação e a leva em frente, ou então a situação te domina, e serás cavalo, e terás que levar na sua costa aquilo que quiserem e com um cabresto na boca.

Saudações a tua alma...

Fernando Vieira de Camargo

03/03/2012