Mão feminina

Costumo admirar as mão das mulheres. São decerto femininas.

Essa verdade, aparentemente, de Calino não é tal. Detiveram-se a ler com atenção os significados de "feminino"?

A) Segundo o dicionário on line da Porto Editora:

adjetivo: 1. relativo ou pertencente a fêmea.- 2. relativo ou pertencente a mulher.- 3. que é composto apenas por mulheres.- 4. relativo a comportamento ou aparência tradicionalmente associados às mulheres.- 5. GRAMÁTICA diz-se do género gramatical que se opõe ao género masculino.- 6. BOTÂNICA diz-se da flor que possui apenas pistilos

nome masculino: GRAMÁTICA categoria do género gramatical oposta à do género masculino

(Do latim feminīnu-, «idem»)

B) Segundo o Aulete on line:

a.: 1. Ref. a ou próprio de mulher: 'a curiosidade feminina'.- 2. Ref. a ou próprio de fêmea; FÊMEO.- 3. Gram. Diz-se do gênero gramatical que se opõe ao masculino, embora não designe, obrigatoriamente, o sexo feminino.

sm.: 4. Gram. Gênero feminino (3).

[F.: Do lat. femininus.]

Se aplicarmos "feminina" a "mão", entenderemos à partida que a "mão" pertence a uma mulher ou que é própria de mulher, embora o seu dono seja um varão. Mas nada nos diz das qualidades, das formas, das maneiras dessa mão. Portanto, seria obrigado - e decisivo - descrever os rasgos que distinguem as mãos femininas. Essa definição, ao meu ver, difícil de conseguir por sós palavras, pode lograr-se por meio da pintura, da fotografia e ainda mais perfeitamente pela cultura.

Não posso servir-me da Vénus de Milo... Quem sabe se as suas mãos eram tão belas que algum adorador anónimo as tomou para as fruir a sós...

Sim posso acudir a Vénus romanas. Delas prefiro as Calipígias, as das formosas nádegas, e destas a delicadeza das mãos a recolherem brandas, pudentes, recatadas o peplo, desanuviando assim, desassombrando as maravilhas globosas da beleza.