Tatuagem gospel...

Existe isso? Olha , não sei, porem cada vez mais eu vejo pessoas que se denominam “evangélicas” aparecendo com tatuagens recheadas de temáticas Bíblicas como versículos ou símbolos do Judaísmo (castiçal, fogo em um ramo, etc...).

Eu estou longe de representar alguém perfeito ou algo próximo dessa ideia, muito pelo contrario, tenho tatuagens (que não me orgulho de possuir e também não me envergonho) e já andei pelos meus próprios passos fazendo exatamente o que desejei durante anos.

Sendo uma pessoa observadora vejo com uma certa apreensão esse tipo de ato, pois como eu disse a um rapaz com uma “Tattoo Gospel” é no mínimo contraditório, homenagear ao Criador com uma Tatuagem me parece um ato impensado.

Por que penso isso?

"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." - Levíticos 19:28.

Pelo contexto de Levítico 19:28 e Deuteronômio 14:1,2 podemos compreender que os golpes e marcas no corpo tinham relações com rituais pagãos que envolviam a memória de mortos, faziam parte da identificação e vinculação da pessoa com crenças em deuses e rituais pagãos e eram uma violência praticada contra o corpo.

Há mais de 3500 anos atrás, a tatuagem já existia como forma de expressão da personalidade ou de indivíduos de uma mesma comunidade tribal (união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas).

Atualmente é uma expressão social livre, assim como pintar cabelo ou usar um brinco.

Então dentro dessa ótica me parece haver o primeiro conflito com a ideia de ser “Evangélico” ou Cristão. Por quê?

Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1 Co 6:19)

No contexto Paulo adverte sobre fazer a diferença e agir de forma a destacar-se dos comuns (não cristãos) e tatuar-se faz parte exatamente do contrario, faz parte de ser um igual.

Onde me recordo exatamente de:

"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; - I Coríntios 10:2

Ainda lembrando que as “Tattoos Gospel” são uma forma de expressão comum na qual torna o SAGRADO banal, claro que isso tudo pode ser só meu ponto de vista, mas ainda não consegui a desambiguação de Tattoo (principalmente essas de versos Bíblicos ou símbolos Bíblicos) com:

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão (Dt 5:11)

Para finalizar deixo a reflexão:

"Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus." - I Coríntios 10:32

"Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado." - II Coríntios 6:3