::: Sopa de Letras :::
Tem uma frase de Fernando Sabino que eu gosto muito e diz assim:
De tudo, ficaram três coisas: A certeza de que estamos sempre começando... A certeza de que precisamos continuar... e a certeza de que seremos interrompidos antes de terminar....
A verdade é que, não importa o quanto somos fortes, sempre existirão pessoas em nossos caminhos que tentarão matar nossos sonhos. Cabe a nós, e apenas a nós, escolher: Desistir ou continuar. O caminho de Letras não é fácil, assim como todo caminho que depende da paixão, do amor e do prazer em ensinar. O dicionário define Professor como: Aquele que ensina uma arte, uma ciência, uma língua. Eu defino como: aquele que está sempre aprendendo. Pode até ser uma ideia equivocada, mas temos que ter a consciência de que somos e sempre seremos eternos aprendizes, da vida e de nós mesmos. O saber nós aprendemos com os mestres e os livros, mas a sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes, diz Cora Coralina. Aqui temos um ambiente perfeito, estudantes de Letras, acreditem que existe poesia em cada detalhe, nos olhos das pessoas, nos nossos olhos só precisamos aprender a enxergá-los, temos amigos para qualquer hora ou situação, professores que carregam e transmitem o saber e mais do que isso, a sabedoria da literatura nas nossas vidas, fazendo com que nós tenhamos que buscar lá no fundo, bem lá no fundo, na nossa essência o que queremos formar com aquilo que nos é ensinado. Aproveitem, mergulhem nos livros, na imortalidade de tantos escritores e busquemos sim sermos também imortais, nem que seja para uma pessoa apenas, que possamos marcar a vida de alguém assim como existiu professores que marcaram as nossas.
Damos boas vindas a todos e esperamos que na sintaxe da vida não nos tornemos sujeitos ocultos e nem simples, mas que sejamos compostos. Que nunca precisemos conjugar verbos tristes e que eles nunca sejam intransitivos. Que possamos ser complementos uns aos outros, não se faz frase com apenas uma palavra! E lembrem-se:
Por mais que seja longa a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo. Um passo dado nesse momento, agora resta a vocês continuarem, com a certeza de Sabino e com a genialidade de Machado, Camões, Drummond e muitos outros. O estudante de Letras, antes de mais nada, precisa ser um sonhador. Sonhemos então!