Agir é em geral mais prazeroso do que pensar. Agir atua sobre hormônios, emoções e realizações. Pensar é um ato introspectivo, pessoal, intransferível, consome tempo, dá trabalho, requer cuidado, necessita de liberdade de pensamento e muitas vezes nos incomoda, nos dá medo, nos dá vergonha ou mesmo nos assusta.
 
O problema é a ilusão que temos de que é possível agir tendo somente o instinto e a emoção como aliados, ambos são muitas vezes falsos traidores da verdade. O agir por instinto somente vale a pena quando agimos repetidamente (como ao dirigir nosso carro depois que dominamos bem a tarefa), quando é impossível obter novos dados para a decisão (no momento em que já dispomos dos dados possíveis, não adiantando racionalizar posto que os dados são limitados).
 
Entre agir por instinto e agir de forma racional, lúcida e crítica, apenas os incautos e os ingênuos podem preferir o primeiro.
 
A vida requer ação, é verdade, mas a vida jamais nos impõem necessariamente ações sem razão, comportamento sem crítica, obras sem racionalidade, atitudes sem responsabilidade social, posturas sem amor construído e mesmo a vida jamais nos impõe alienação mental, insanidade comportamental, ou mesmo um viver desviado da dignidade humana e do amor a essência do próprio viver.
 

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 22/02/2012
Código do texto: T3513267
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.