Democracia...?

Leio a notícia num jornal da direita eapanhola, madrileno: "La creciente escalada de tensión vivida en Valencia a raíz de la intervención policial en las protestas de los estudiantes contra los recortes en Educación está provocando multitud de comentarios de apoyo a los manifestantes y convocatorias espontáneas en las principales redes sociales de Internet. etc., etc., etc."

Porque a polícia do reino bourbónico da Espanha bateu, malhou, deu pancadas a estudantes de secundária que reclamavam material de mantimento e conservação para o liceu em que estudam.

(A "Comunidad Valenciana", que desde mais de 16 anos governa o partido popular do Rajoy, está a sofrer o saqueio e roubos, a corrupção promovida pelos diferentes governos "populares", de modo que carece de orçamento suficiente para a educação e para a sanidade.)

E penso: Se a polícia bate nos cidadãos, menores de idade até, numa "Comunidad autónoma" rapinada pelo governo e mandada por esse governo, que jeito de democracia é esta bourbónica?

Será esta "democracia" o futuro da civilização global?

Não é na realidade um recuo miserento à Alta Idade Média, em que os senhores, ladrões, cruéis, tinham sobre os servos "direito" indiscriminado de uso e abuso ("ius utendi et abutendi") e sobre as esposas dos servos "direito" da primeira noite ("ius primae noctis")?

Tantos anos de civilização, dita cristã, para chegar à situação presente?