ANAQUISMO.. .ANARQUISTA,

RESPOSTA AO COLEGA "O OUTRO"

Certos conceitos nos chegam truncados ou não são muito bem assimilados.

O fato de eu defender o Anarquismo ou ser simpático a ele não quer dizer que sou um anarquista. Pois não sou livre a não ser em meus pensamentos e ideias. Porém não sou independente, não conduzo minha vida da forma que desejaria e que defendo. Sou refém de uma série de deveres e obrigações impostas pelo Estado.

Seria um anarquista autêntico se me libertasse de todas essas coerções, ou no mínimo das mais severas. Mas para viver dentro dos limites de uma Nação, controlada por uma Instituição chamada Estado, eu tenho que me enquadrar em suas respectivas Leis, mesmo a contragosto. Do contrário serei considerado subversivo e pagarei caro pela desobediência.

No chamado estado de direito, atribuido pelo que chamam democracia, os direitos advém de uma série de imposições, chamadas deveres, regulamentados pelo que chamam leis. As ideias anarquistas concordam em abolir tais imposições, as quais vão em desencontro com o espírito humano e a liberdade individual. Entretanto, o Estado encontrou um meio termo chamado Direito, uma forma de dizer que está recompensando o indivíduo que não infringe os deveres.

Joel de Sá
Enviado por Joel de Sá em 19/02/2012
Reeditado em 19/02/2012
Código do texto: T3508311
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.