RECIPROCIDADE NO AMOR
Às vezes, é difícil aceitar que algumas pessoas não te amam da forma como você gostaria de ser amado. É realmente doloroso abrir mão de um amor que deveria ser seu por direito.
Não podemos agradar a todos, mas quando um irmão, irmã, pai, mãe, filho ou marido demonstra claramente que não faz a menor questão da nossa existência, é realmente frustrante. Vale a pena tentar conquistar esse amor? Até que ponto a responsabilidade sobre isso é nossa?
Não podemos nos culpar por que as pessoas não gostam de nós, a não ser que tenhamos realmente causado a indiferença ou repulsa. Acho que a maior parte das pessoas faz o melhor possível, e, se todos têm defeitos, cabe ao outro tentar também compreender as nossas limitações, como estamos buscando compreender as dele. Infelizmente, algumas pessoas são mais exigentes e simplesmente não te aceitam como você é, demonstrando isso com brigas, críticas e desprezo além das situações normais. Algumas pessoas parecem mesmo estar apenas esperando um pequeno motivo, qualquer um, para te mostrar o quanto você é desprezível.
Na teoria, o problema é deles e não nosso. Cada um conhece seu valor e, a não ser que tenha uma visão distorcida de si mesmo, sabe que não é tão ruim, nem tão bom, apenas humano, com qualidades e defeitos. Mas, quando esse desprezo vem de alguém que amamos e que supostamente deveria nos apoiar e confortar nas horas difíceis, dói muito.
Quando isso acontece num casamento, existe uma grande possibilidade de que a única solução seja a separação. Mas se isso acontece entre familiares, ficamos de mãos atadas. Pai, mãe, filhos e irmãos são pra sempre! Não podemos obrigar a pessoa a nos amar e não podemos deixar de amá-la, já que é parte de nós. A única solução seria conformar-se com o que a pessoa pode nos oferecer, mas isso parece tão pouco...
O que fazer? Como agir? Se desgastar tentando conquistar a pessoa, ainda que isso signifique deixar a sua personalidade de lado, às vezes? Como não esperar ser amado pela sua mãe, pelo seu pai, pelo seu filho ou pelo homem/mulher com quem você casou?
Se o respeito é a base para toda relação, como admitir que a pessoa simplesmente não nos tolere da forma que somos, e viva nos criticando? Como aceitar o desinteresse, mesmo quando até um estranho nos apoiaria?
Gostaria de saber a resposta. Mas desta vez, não tenho nenhuma conclusão.
Mais textos: http://tragediadevenus.blogspot.com