Reflexão sobre a felicidade

Quando eu era criança, nunca parei para pensar se eu era feliz...

Não tenho qualquer lembrança guardada de procura pela felicidade,

de busca pela realização pessoal, alcance de metas, no máximo desejava vencer jogos e brincadeiras ...ou tinha algumas utopias, ser atriz, cantora, bailarina...

Foi na minha infância que fui verdadeiramente feliz...

Mas por que afinal? Por que esta é a melhor época de nossas vidas?

Por que não existia cobrança?

Por que a nossa única preocupação era de acordar no outro dia para ver os colegas e brincar...

Por que não nos víamos absortos na frente da televisão assistindo tanta tristeza que acontece diariamente no mundo? Tragédias e mais tragédias...

Quando a única tristeza era apanhar quando feitas travessuras...

Mas o que a infância tem de tão diferente que nos amarra a lembranças inesquecíveis?!

O que a infância tem de tão bom que podemos dizer que foi o melhor período de nossas vidas? pelo menos a minha...

Por que não somos eternamente crianças?

Acredito que nessa fase fazíamos o que nos dava prazer de fato. Além de que, desconhecíamos os males do mundo, a violência, a inveja, a competitividade, a vaidade. Nada disso nos afetava, porque tais coisas não nos eram perceptíveis, ou pelo menos, não nos oprimiam.

Não tínhamos de fato preocupações... Não sabíamos que um dia teríamos um chefe chato...que teríamos um marido/namorado complicado. Que não nos daríamos bem com a sogra...que para viver teríamos que entrar na roda viva...

Éramos o hoje e mais nada. Não havia a necessidade de aprovação em todos os sentidos. Não havia a luta por um lugar ao sol. Não tínhamos que correr atrás de nada (pelo menos quem foi agraciado com isto). Éramos felizes por SERMOS, VIVERMOS, SORRIRMOS MUITO.

Por que então ser feliz é tão difícil hoje?

Porque nos custa caro...

Preciso de dinheiro para investir nos meus estudos, no meu crescimento profissional...

Preciso de dinheiro para ficar bonita, malhar, me alimentar bem...

Preciso de dinheiro para me curar, pagar a empregada...

Preciso de dinheiro para me cercar de coisas úteis e inúteis...

Preciso de dinheiro para poder ter um padrão de vida razoável...

É. Passei a precisar de dinheiro para ser feliz...

Passei a me preocupar com tanta coisa em nome da felicidade.

É, realmente eu nunca poderia imaginar que ser adulto implicava em tanta luta, tanta ambição, tanta procura...Procura de mim mesma...

A pergunta mais frequente que nos fazem quando somos adultos é: O que você faz da vida? Em outras palavras "você ganha bem?" Como se isso fosse o mais importante...mas não é! A pergunta que deveriam nos fazer mais é: O que te faz feliz? O que te realiza? ou o que você faz pelos outros? Parece estranho, mas é bem diferente.

É. Tenho a sensação de que a felicidade residiu só na minha infância. Depois disso, foram só lapsos de alegria.

olhardistante
Enviado por olhardistante em 15/02/2012
Reeditado em 15/02/2012
Código do texto: T3500050
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.