AMIZADE- Um tesouro mais que valioso

AMIZADE, UM TESOURO MAIS QUE VALIOSO

Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro, diz o livro do Eclesiástico.

Muitas vezes ficamos na dúvida. Muitas vezes não acreditamos que uma amizade verdadeira pode realmente ser comparada a um tesouro, a jóias valiosas, cristais reluzentes, pedras raras.

Venho confirmar que o escritor tem razão. Acertou em sua declaração. Sim! É possível Ter um amigo que vale um tesouro.

Não será tarefa fácil encontrar tal amigo, isso eu garanto. Quem disse que é fácil encontrar um tesouro?

Tesouros são tesouros. Ficam escondidos. Isolados, guardados em locais inimagináveis. Em locais de difícil acesso. E para conquistar nosso tesouro devemos estar dispostos, determinados a encarar desafios, viver aventuras, encarar coisas novas. Fazer uma amizade é sair da zona de conforto.

Amizade é um dos maiores tesouros que a humanidade poderia Ter;. Muito mais valiosa que qualquer outro tesouro disputado por reinos, senhores poderosos e corsários.

A amizade? Amizade é o amor puro e fraterno. É o amor sem explicação. Simplesmente amamos o outro.

Amizade é aceitar o outro sem colocar seus defeitos e mazelas em primeiro plano. É Ter visão de águia, é ver a pessoa em sua excência.

Talvez possamos achar que amizade esteja fora de moda num mundo tão individualista, num mundo que tanto presa a competição.

Não desanimemos! Vamos olhar para trás e ver as grandes pessoas que deram testemunha de que é possível amar o ser humano, mesmo com suas falhas. Pessoas que foram capazes de amar o ser humano até as ultimas consequências: Jesus Cristo, Mahatma Gandi, Madre Tereza de Calcutá, Reverendo Martin Luter King, Chico Xavier e tantas outras pessoas que nos mostraram que é possível amar o outro acima dos seus defeitos.

Encontrar um amigo e encontrar um tesouro,. É encontrar alguém que nos aceite por sermos nós mesmo, que nos veja além da nossa conta bancária, nossa posição social, da nosso condição sexual, dos nossos hábitos, das nossas limitações físicas, da nossas manias e “esquisitices”.

Amigo é aquele que conhece nossa face verdadeira. Que conhece nossos defeitos, que sabe nossos maiores segredos. Que sabe das nossas culpas e pesares. Que sabe que não somos bem aquilo que mostramos ser, mas permanecem ao nosso lado.

Claro que amizade não é nenhum conto de fadas. Haverão atritos, rompimentos, dias sem se falar. Mas quando a amizade é verdadeira, a saudade fala mais alto. Vamos correndo ligar e dizer: “E aí, mais calmo?”

Bastam algumas horas de conversa e o laço de amizade está refeito. E concluímos que é impossível ficar longe daquela pessoa. Que ela é um presente régio, é nosso tesouro. E assim como é doloroso perder um tesouro acumulado durante anos, também dói perder um amigo.

Portanto, comecemos nossa empreitada. Procuremos tesouros, mas sem esquecer daqueles que já possuímos. Mergulhemos nesse oceano de alegria que é a amizade. Tenhamos a ousadia de penetrar neste universo profundo que é o ser humano.

Igor P Gonçalves
Enviado por Igor P Gonçalves em 14/02/2012
Código do texto: T3499343
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.