A violência está presente em todo lugar
Vive-se numa constante apreensão, nem mesmo dentro de nossas casas estamos protegidos, hoje, somos reféns em uma sociedade que está cercada pela violência e falta de educação.
Os valores estão esquecidos, a falta de respeito anda solta em nossa cidade, pois percebe-se que em uma simples reunião de final de semana, onde o álcool está presente, a violência não foge à rotina e mais, álcool e direção não combinam.
Quem leu os noticiários dos jornais da região nesta segunda-feira pode constatar fatos onde a violência correu solta e, a facilidade com que muitas pessoas sacam de uma arma e fazem uso da mesma sem se importar com as conseqüências, isso é impressionante.
Um exemplo bem recente de violência ou de brutalidade foi o acontecido com um empresário de nossa cidade que foi morto de uma forma brutal no sábado à noite quando chegava em casa com seus familiares, até então não se sabe as reais causas do ocorrido, poderia ser um assalto ou outra violência qualquer, só se sabe que o final foi trágico e cabe à policia desvendar as causas.
Outro fato corriqueiro das noites de domingo num baile que acontece em uma sociedade no centro da cidade e normalmente no término do evento acontecem agressões físicas e verbais, conseqüência da ingestão de bebida alcoólica. Neste último domingo ocorreu uma briga feia onde deixaram um homem estatelado na sarjeta, onde o agressor usou um pedaço de pau para agressão.
Até o momento que estava escrevendo este artigo não ouvi qualquer comentário sobre o ocorrido, sendo que foi solicitada a presença da Brigada Militar e a SAMU. Qual a causa de tanta violência? Bebida com certeza, pois havia vários expectadores oriundos do baile olhando a cena, isso quer dizer que podíamos assistir gritos, risadas, buzinadas, sem serem respeitadas a lei do silêncio depois de certa hora da noite.
As brigas continuarão e o uso abusivo de bebidas alcoólicas também, pois não há fiscalização nos finais de festas e “a lei seca”, está no esquecimento? Vidas são ceifadas causadas pela impunidade de autoridades competentes. Se pelo menos vez por outra acontecesse uma blitz nos finais das festas, com certeza a violência diminuiria e os acidentes causados pelo excesso de bebida também.
Em um dos meus artigos escrito no final do ano já havia feito um comentário sobre o assunto, até fui criticada por algumas pessoas que deduziram que eu era contra o evento, muito pelo contrário, sou contra sim do que acontece depois do baile, mas mesmo assim não consigo calar enquanto me deparo com fatos semelhantes e pasmem, pois não são só homens que saem embriagados dirigindo seus carros, vejo muitas mulheres nesta mesma situação.
A quem devemos solicitar ajuda para resolver esse tipo de violência, pois me sinto atingida mesmo estando dentro de minha casa. Se pudessem ouvir os palavrões que se ouve, as cenas de violência como a acontecida no domingo passado, apesar de ainda não saber o estado de saúde da pessoa que vi estirada no chão, mesmo ficando sabendo após o ocorrido que o homem atingido havia provocado àquela situação, pois também agrediu, ou seja, violência gera violência.
Bem, espero que o meu desabafo sirva para alguma coisa, que as autoridades competentes estejam alerta e busquem alternativas para diminuírem situações como as citadas, pois do contrário vamos assistir muitas desgraças ainda.