VIDA

Caros e especiais amigos,

Mais uma vez me perdoem se posso parecer mal-educado, estúpido ou ofensivo, mas tenham a certeza que não é minha intenção. É que a mensagem recebida me provocou...

Desculpem por possíveis erros, uma vez que foi escrito as pressas, mas confiem em que representa o que sinto e o que penso.

Não obstante não concordar em hipótese nenhuma com a primeira assertiva, onde creio que muito do que acontece na vida é simplesmente por acaso, por mais que planejemos ou nos preparemos, muito do que vivemos e experimentamos tem simplesmente a ver com a complexidade da própria existência, tem a ver com a temporalidade e com a repercussão “impensada” e não planejada do ponto de vista de intencionalidade.

É bastante claro para mim que os fatos são, em última análise, decorrentes de muitos eventos desconexos e aleatórios, e são assim na maioria das vezes totalmente não intencionais.

Quanto ao restante do texto recebido, entendo haver assertivas que posso comungar perfeitamente com elas. Desconheço a origem oficial do texto recebido, mas apesar de ser um texto no geral agradável de ser lido, não concordo completamente com ele, e ouso assim comentar:

NADA NA VIDA É POR "ACASO", TUDO TEM A SUA RAZÃO DE SER" – Do ponto de vista da física clássica, nada é por acaso, posto que devam existir causas para tudo, mas já do ponto de vista quântico, muitas experiências apontam para eventos em que não necessariamente existem causas absolutas e a incerteza e a imponderabilidade probabilística é uma verdade. Agora do ponto de vista social de nossa realização do viver, como já exposto acima muito do que experimentamos é fruto apenas da complexidade e inter-relações de múltiplos eventos aleatórios entre si.

A NATUREZA é minha MÃE - Perfeito, a natureza é mais do que a nossa mãe é a nossa razão primeira para podermos existir.

O UNIVERSO é meu CAMINHO - Boa, não é perfeita mas é boa... o universo é o meio pelo qual caminho, mas não exatamente o caminho no sentido de direcionamento e de justificativa para viver.

O CORAÇÃO é o meu TEMPLO - É uma frase bonita, mas sem um sentido prático. O Coração, em verdade tem como função bombear o nosso sangue, e trabalha praticamente autônomo. Mesmo o sentido sentimentalista do coração , não ajuda muito a ninguém, o verdadeiro amor há de ser consciente e totalmente diferente da paixão.

A VERDADE é o meu CULTO - É uma boa frase, apesar de também ter mais beleza do que praticidade. A verdade é a verdade, o que ela tem de absoluta em sua origem, ela tem muito de relativo em nossa interpretação dela. No fundo a entendo como um estado utópico a ser procurado, mas que pode jamais ser alcançado.

O AMOR é a minha LEI - Mais uma frase bonita, com muita representatividade, mas no geral a entendo com pouca realidade. O AMOR é um estado mental, e hormonal, que deve ser construído, e deveria pautar minha lei do viver, no sentido de ser a forma pela qual devo viver, totalmente sob um estado que é por si só mutável. O sentido mais abstrato da palavra amor poderia ser aplicado, mas mesmo assim, amor em seu sentido mais puro e abstrato, se fosse nossa única lei do viver, poderia nos levar a uma experimentação da vida ou romântica de mais ou mesmo insegura ou até mesmo com certo fanatismo. O amor, no seu sentido mais belo, deve ser um dos pontos equilibrantes da razão pura. A razão sem ética leva ao pedantismo, a ética sem Amor leva a frieza total, a razão sem amor e sem ética, por passar a ser fria em excesso levaria a um radicalismo total. Minha lei deve ser compreender o mundo pela ciência, equilibrar e frear meus instintos animais pela ética e dar maleabilidade ao racionalismo com o uso do Amor sincero e reconstruído continuamente.

A FORMA EM SI é minha MANIFESTAÇÃO – Me parece ser uma frase quase mística, nem toda manifestação tem uma forma, pelo menos uma forma no sentido prático. Minha manifestação mental quando filosofo comigo mesmo, quando me torno íntimo de meu consciente e busco o auto conhecimento humano, não possui nenhuma forma em si, mas está manifestamente atuante. Meu subconsciente, que atua o tempo todo, e que em última análise direciona minha mente, tem manifestação e a maioria das vezes sequer percebo sua existência.

A CONSCIÊNCIA é o meu GUIA - É uma frase que pode ser aproveitada, mas teríamos que acrescentar É UM DOS MEUS GUIAS. Me guio pela consciência quando atuo de forma consciente, na grande maioria das vezes porem me guio pelo inconsciente. Percebemos isto quando iniciamos a aprender a dirigir, tenho neste momento o consciente ativo no máximo de seu potencial possível, e tão logo a direção se torna um fato comum, sou guiado cada vez mais pelo inconsciente. Em um passeio normal ninguém é capaz de me responder, quantas vezes trocou de marcha, quantos postes passamos, e assim por diante... Nos guiamos pela consciência nos momentos de aprendizado, nos momentos de cuidados, ou em momentos especiais, a maioria das vezes nos guiamos pelo inconsciente....

A PAZ é o meu ABRIGO - Esta frase é totalmente “nonsense” para este que vos escreve. A PAZ deve ser construída, buscada, tanto quanto a felicidade, e jamais a paz ou a felicidade devem ser abrigos, elas não existem por si só, devem ser constantemente laboradas...

A EXPERIÊNCIA é a minha ESCOLA - Eis aqui uma boa frase, a experiência é uma verdadeira escola. Existem outras, mas a experiência é talvez a melhor escola, porem muitas vezes nos apoiamos em aprendizado teórico como nossa escola. Quando decido não matar meu pai, não fazer sexo com minha filha, não esganar meus amigos, quando decido não explodir uma bomba nos hospitais e etc. etc. etc... o faço sem ter experimentado para decidir, me utilizo da “cognitividade”, da lógica e do racional como escola, somado a observações e leituras para construir meu aprendizado, então a Experiência não é a minha única escola.

A ALEGRIA é o meu CÂNTICO – Eu, talvez por minha ignorância religiosa, desconheço o real sentido de cântico neste texto, mas cântico me lembra alguma ação proposital e repetitiva, buscando o "atingimento" de algum objetivo. Se esta definição estiver pelo menos parcialmente correta, a alegria jamais será meu cântico, e sim uma das razões para eu viver, devo buscar a felicidade, seja ela estoica (que não é o meu caminho natural) seja ela epicuriana (que é mais o meu caminho natural). Buscar a felicidade é um dos meus motivos de vida. A alegria, sem menosprezo e ofensa a ninguém é um dos alvos de minha vida.

A DOR é o meu AVISO - Esta frase é perfeita. A evolução deu aos seres animais de complexidade nervosa, o sentido da dor como aviso para fuga ou para cuidados. A evolução agindo as cegas e sem um propósito de projeto, selecionou os animais que sentiam dor, pois estes naturalmente se cuidavam melhor.

A LUZ é a minha REALIZAÇÃO - Outra frase bonita mas sem aplicabilidade direta. A LUZ, mesmo em sentido transcendente, nada imanente, é algo externo. A luz é a princípio um evento físico, se a olharmos naturalmente. A luz como percepção mental é um evento cognitivo, e assim não pode ser minha realização. Em sentido mais livre, posso entender que minhas realizações levem a luz de ensinamentos, mas seria de uma presunção absoluta afirmar que todas as minhas realizações levam a uma luz social e humana, como o texto solto “A LUZ é a minha REALIZAÇÂO” aponta. A luz deve ser um dos “caminhos” que busco utilizar para minhas realizações, ou deveria ser um resultado de meus atos, mas tenho que ter a certeza que muitos de meus atos são no mínimo opacos a esta luz social e humana, ou a sociedade não seria tão desumana como ela na verdade é.

O TRABALHO é a minha BENÇÃO - Outra frase bonita mas de com uma certa “baixeza”... O trabalho é em última análise uma necessidade, uma certa bênção, (apesar de esta palavra ser para mim muito sem sentido). Bênçãos poderiam ser, ter filhos saudáveis, ter saúde, ser perfeito, ter amigos verdadeiros e não interessados, e etc.. etc.. etc... Uma bênção tem que ser algo esterno e que nos dá certo prazer, realização e satisfação. Se o trabalho fosse uma bênção, o que dizer dos inúmeros desempregados, que não foram abençoados. Imagina quantas pessoas que eu conheço, principalmente idosos e abandonados se viram em miséria e não conseguem arrumar empregos, vivendo em penúria, em sub empregos e mesmo assim tentar definir o trabalho com uma bênção seria afirmar que eles seriam então "desabensoados", claro que não, muitos foram trabalhadores honestos, muitos são bons pais de família, que a complexidade e a transitoriedade da vida se abateu sobre eles.

A LUTA é a minha OPORTUNIDADE - A luta é uma necessidade, mas jamais será a minha oportunidade. A luta deve ser evitada, em um pais socialmente equilibrado a luta seria mínima, então ela não pode ser minha oportunidade. Isso talvez caia bem para os poderosos, laicos ou religiosos, que vivem atrás de poder, riquezas ou doutrinação, em que a luta pode ser um meio até que o último insano, imoral, e repugnante ser que não acredita em suas falácias religiosas estejam mortos, domesticados ou convertidos.

O PASSADO a minha ADVERTÊNCIA - O meu passado foi minha própria vida. O passado é um presente que já se foi. Posso me utilizar de meu passado ou do passado da vida de outros como conhecimento adquirido para o presente, mesmo assim fatos do passado devem ser analisados tando a luz histórica daquele momento, quanto a luz do momento atual, fatos ruins no passado, não seriam hoje necessariamente ruins, ou o seu contrário. A vida caminhou, a ciência caminhou, a realidade se transformou, a sociedade mudou... e assim por diante. Devemos ter o cuidado de não levar eventos passados como mera advertência para o momento presente, se não analisados a luz da realidade atual...

O PRESENTE a minha REALIDADE - PERFEITA o presente é a minha realidade e a minha eternidade...

O FUTURO a minha PROMESSA - O futuro não existe, talvez nunca venha a existir, existe tão somente o presente. Não fosso falar de algo que não existe.

O EQUILÍBRIO a minha ATITUDE – Parece-me uma boa frase. Talvez o equilíbrio não seja a minha atitude, e sim o comportamento que deve estruturar a minha atitude, mas sem dúvida uma boa frase para mim...

A ORDEM E A DISCIPLINA é a minha SENHA - Não entendi nada desta assertiva. Minha ignorância é muito grande para entender esta sentença. Senha me lembra algo que devo usar para esconder, ou proteger algo, ou mesmo abrir novos meios. Sou o que sou, não devo ter vergonha de nada. Devo sim construir um novo eu continuamente, um novo eu que seja mais humano, mais social e mais digno para com a essência da vida. Se não consigo ser coerente para com a vida na sociedade, deveria ser excluído desta mesma sociedade e não me esconder atrás de senhas. Quanto ao sentido de proteger, é óbvio que devo me proteger... Viver é complicado e requer cuidados e proteção, mas acredito que a ordem e a disciplina jamais serão a minha proteção. Quanto ao sentido de abrir novos meios, entendo ser a vontade e a ousadia de construir ou reconstruir é que serão os meios para tal.

A BELEZA o meu IDEAL - Mas é obvio que não, mesmo que nos utilizemos de um sentido abstrato e mais transcendente para a palavra beleza, meu ideal deve ser a racionalidade, mesmo que seja feia, equilibrada por um estado critico e por um estado mental de AMOR, que devo construir.

A PERFEIÇÃO o meu DESTINO Esta frase então me parece um tanto caricata, representa bem a ignorância a vaidade a presunção e o pedantismo humano, a perfeição como a verdade devem ser utopicamente procuradas, mas devemos saber que talvez jamais a alcancemos. Somente a ignóbil e infantil mente de um ser que se acha superior, pode ter como destino positivo a perfeição. Ser humano é ser imperfeito por definição...

O AMIGO é o meu COMPANHEIRO - Perfeita, ótima e sábia. Uma verdadeira Amizade é tudo...

O ADVERSÁRIO é o meu INSTRUTOR - Mas é claro que não... Pode ser que em alguns eventos muito pontuais o adversário possa ser meu instrutor, mas somente naqueles instantes em que eu estava do lado errado da dignidade humana, e meu adversário estivesse do lado certo... Como preso pautar minha vida com o mínimo de dignidade, meus adversários jamais poderão ser meus instrutores... Meus instrutores e mestres devem ser aqueles que estão a minha frente, que já cresceram cognitivamente, eticamente, humanamente e socialmente, e estes jamais serão meus adversários... Entendo grotesca esta assertiva...

O PRÓXIMO é o meu IRMÃO - Boa frase, ÓTIMA FRASE, mas o termo próximo deve ser qualquer um. O próximo pode também ser distante, pode e deve ser qualquer um comungue ou não comigo de minhas crenças. O próximo são todos os meus irmãos em genética. Não significa que devo respeito a todos, mesmo irmão devem ser retirados do convívio social por decisões erradas que firam a dignidade humana individual ou social. Imagina meu irmão que estuprou uma criança, este deve ser retirado do convívio social com um prêmio de encontrar sua própria morte...

O OBSTÁCULO é a minha LIÇÃO - Esta sentença me deixa dúvidas, o obstáculo em si não pode ser minha lição, mas o esforço físico, mental e psicológico que despendi para contornar ou para superar o obstáculo sim deve servir de lição...

A DIFICULDADE é o meu ESTIMULO - Pode ser, pode não ser... Mas com certeza não é o meu único estímulo...

Atenciosamente;

Arlindo Tavares

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 12/02/2012
Código do texto: T3494756
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.