DIGNIDADE HUMANA

Todos nós sabemos a importância do trabalho para o ser humano, pois o trabalho traz dignidade ao ser humano, mas, todavia, nem sempre na história do homem o trabalho foi sinônimo de dignidade e respeito, pois existiu dias amargurantes para certas pessoas em diferentes partes do mundo.

A história da humanidade vem ao longo de séculos se transformando, os conceitos acerca do que é ser digno também vai a cada século ganhando novos conceitos. Devemos analisar alguns fatores relevantes, por exemplo, na época dos faraós foram construídas as pirâmides e é bem claro ao conhecimento de todos que se usou nessas construções trabalho escravo, esses escravos que eram bem alimentados, não pelo fato de serem seres humanos que mereciam respeito, mas para ficarem mais fortes e agüentarem as longas jornadas de trabalho. Quando estas construções acabavam, quem recebia as honras e homenagens eram eles, os faraós, esses eram recebidos com aplausos, e eram tidos como dignos de honra pelo trabalho de suas mãos, e os escravos homens indignos por serem “escravos”.

Mas os conceitos mudam, as sociedades se transformam, o tempo passa e o que vemos em nossos dias atuais é um consenso de que todos são iguais e todos se dignificam através do trabalho. Mas a realidade no cerne da psique das elites é que eles são dignos pelo trabalho dos seus comandados, todavia independente dos conceitos pessoais de cada indivíduo das elites, saiba que o mais importante é ter a certeza que independente da classe social, língua ou cor, o trabalho traz dignidade ao ser humano.

L Guilherme
Enviado por L Guilherme em 07/02/2012
Código do texto: T3486003