Pensara, mas...

Antes, pelos alvores do dia, tive um pensamento genial, único e exclusivo.

Disse-me: "Hoje começo por este pensamento, que quem ler, ficará deslumbrado"*

Mas confesso agora que agora nem imagino sobre que poderia tratar aquele pensamento único.

A carne será fraca, mas que me dizem do espírito (em que alicerça a memória)?

...

(*) "deslumbrado" é castelhanismo cru: des- + lumbre + -a[r] + -do. Vem a significar (por etimologia): "privado de lume" (e não "privado de luz"). Cousas curiosas.

Assim define o "Diccionario" da "Real Academia Española" o verbo donde procede: "deslumbrar. (De des- y lumbre). 1. tr. Ofuscar la vista o confundirla con el exceso de luz. U. t. c. prnl.- 2. tr. Dejar a alguien confuso o admirado. U. t. c. prnl.- 3. tr. Producir gran impresión con estudiado exceso de lujo."

E assim o Aulete on line define "deslumbrado:

"a.--

"1. Que fica ou ficou fascinado ou maravilhado por algo; EMBEVECIDO; ENCANTADO.- 2. Bras. Pop. Ingenuamente fascinado, e dominado por essa reação: 'Deslumbrado com o poder, só pretende desfrutá-lo'.- 3. Que se ofuscou por causa de luz ou brilho em demasia; ENCANDEADO.- 4. Que sofre perturbação da mente; ALUCINADO

"sm.

"5. Bras. Pop. Indivíduo considerado ingênuo, tolo ou superficial por se entusiasmar facilmente com qualquer coisa: 'Virou um deslumbrado'.

"6. Bras. Pop. Aquele que tem fascínio por coisas ou atributos que não possui.

"[F.: Part. de deslumbrar.]"

Nos tempos clássicos da rainha católica Isabel I de Castela e de seu filho Carlos I existiu a seita dos "alumbrados", embora a maioria (parece) fossem "alumbradas". Eis parte da breve explicação que tomo da Wikipédia em português:

"Os 'Alumbrados' foi um movimento religioso [castelhano*] do século XVI em forma de uma seita mística, que foi perseguida e considerada herética e relacionada ao protestantismo. Originou-se em pequenas cidades da região central de Castela em torno de 1511.

"Os 'Alumbrados' podem ser incluídos dentro de uma corrente de misticismo similar desenvolvida na Europa nos séculos XVI e XVII, denominado Iluminismo, que não deve ser confundido com a seita bávara os 'Illuminati', e, naturalmente, com o 'Iluminismo'. [...]

"Os 'Alumbrados' acreditavam entrar em contato direto com Deus através do Espírito Santo, através de visões e experiências místicas, o que levou à Inquisição [castelhana*] a adotar, pelo menos, três editais contra ela. Alguns místicos como Teresa de Ávila foram inicialmente suspeitos de pertencer aos Alumbrados.

"O historiador [católico, apostólico e romano] Marcelino Menéndez y Pelayo encontrou o nome do inicio de 1492 (na forma 'Aluminados', 1498), e seguiu o grupo como de uma origem gnóstica. Ele acredita que seus pontos de vista foram promovidos [em Castela] através das influências da Itália. Um dos seus primeiros líderes era uma mulher, nascida em Salamanca, filha de um trabalhador e conhecida como 'La Beata de Piedrahita'. Ela chegou ao conhecimento da Inquisição em 1511, reivindicando manter conversas com Jesus e a Virgem Maria, terá sido salva de uma condenação rigorosa pelo patrocínio de gente influente. etc., etc." Houve mais "alumbrados", também no séc. XVII.

...

(*) Corrijo "espanhol" e "Espanha" por "castelhano" e "Castela", porque até à 'constitución de 1812' não existe propriamente "España"; havia reinos diferentes sob uma mesma "testa coroada", primeiramente, da dinastia dos Áustrias e, a seguir, da dinastia dos Bourbons, que ainda continua a reinar. Na "España" moderna não foram guilhotinados os reis, embora pertençam à dinastia dos Bourbons.