Valores para a Vida

A você que conduziu a bandeira da paz e do amor, que entoou um canto de fraternidade, que não se escondeu quando os maus ventos sopraram. A você que ofereceu um sorriso, apesar da dor, que aceitou o abraço, mesmo com as diferenças, que amou toda forma de vida, mesmo na simplicidade, que abriu sua janela, deixou entrar ares de otimismo e de entusiasmo. A você que fez, que transformou, que acreditou, que se entregou ao novo, que esperou boas novas em cada amanhecer, que sonhou...

...a vida se encarregará em devolver tudo como desenhou.

***

O tempo nos leva por caminhos de múltiplas escolhas. Nas encruzilhadas da vida revelamos o nosso caráter, e aquilo que temos a oferecer. Escolhemos, sempre, a estrada que diz o coração, não há como negar. Nossos rastros são testemunhas incontestáveis de nossa história; as marcas que deixamos são os registros que revelam quais valores cultivamos, quais heranças deixamos e o que realmente nos importou na vida. Tudo aquilo que semeamos com nossas palavras, nossos gestos e nossas atitudes, florecerá em toda sua plenitude.

***

Os bons ventos que sopram nos impelem por mares de felicidade. Ondas de entusiasmo nos conduzem para um porto seguro. Não nos deixemos levar por brisas de pessimismo ou miragens negativas, no horizonte. Aprendemos que todo caminho é difícil, mas tenhamos fé inabalável que todos levam ao paraíso. Não se pode parar na metade, por isso sigamos em frente, ao sabor dos bons ares que sopram, porém sem perder de vista os horizontes da responsabilidade, do respeito, da solidariedade, da humildade e da gratidão. Assim sendo, não temos nada a temer; que venha a terra firme do futuro. Mesmo que houver pedras, encontraremos o porto seguro.

***

Deixemo-nos levar pela pelas energias positivas que a vida nos oferece. Sejamos amantes da simplicidade, das belezas singelas que a existência nos apresenta. Estejamos em harmonia com tudo aquilo que apreendemos pelos sentidos. Olhemos as belezas ocultas na natureza e nas obras humanas, ouçamos os sons da harmonia, sintamos o toque do que leva ao coração, provemos o gosto da bondade e embriaguemos com os odores excitantes do amanhecer, do entardecer e do anoitecer. Sejamos seres moldados pelas forças do bem, do otimismo e do amor.

***

Por bons caminhos andemos e, de tudo o que depararmos, a bondade prevalecerá. Não demos ouvido às malícias, interpretemos a vida absorvendo a beleza e descartando o que é ruim. Desviemo-nos das passagens obscuras, busquemos, sempre, atalhos pelo bem. Guiados pela razão, aprenderemos as coisas do coração. Procuremos abrir as portas com sorrisos, admiremos a simplicidade e cultivemos os bons princípios, para a plena harmonia. Procuremos oferecer ao semelhante da mesma forma que gostaríamos de receber. Manifestemos, sempre, a gratidão, valorizemos pessoas, preguemos a paz e a harmonia. E toda palavra que proferirmos, que seja com os bons frutos coração.

***

Pessoas: isto e o que resumo bem viver. Valorizar pessoas, amar pessoas, é o que verdadeiramente importa na vida;as demais coisas nos serão acrescentadas.as maiores fontes de energia positiva são as pessoas, que se expressam no sorriso, no abraço, na cordialidade, no carinho, na magnanimidade, na compreensão, na colaboração, no acolhimento, na companhia, na amizade, no respeito e no amor. Nada substitui pessoas, nada tem valor sem pessoas. Deus criou o ser humano para ser o centro do universo, e é com pessoas, pelas pessoas e para pessoas que damos sentido a todas as nossas realizações. Que deus nos abençoe para tenhamos riquezas materiais, mas que as bênçãos sejam completas, para que tenhamos pessoas queridas a nossa volta.

Roberto Santos
Enviado por Roberto Santos em 27/01/2012
Reeditado em 27/01/2012
Código do texto: T3464003