Sobre homens e tartarugas

Diz a lenda que quando uma tartaruga é colocada diante de uma encruzilhada sua tendência é a de seguir em frente sempre tomando o caminho da direita. Isso acontece porque a tartaruga não tem a capacidade de pensar, indo adiante, portanto, apenas de acordo com os seus impulsos instintivos.

Com os seres humanos não é assim. Um homem, quando colocado pelo destino diante de uma encruzilhada, é capaz de avaliar a situação e escolher o caminho mais coerente, de acordo com a orientação dos seus princípios, métodos e finalidades e, também, de acordo com padrões acerca do que é o bom e o mau, o bem e o mal.

Acontece, porém, que na maioria das vezes muitos homens tomam automaticamente o caminho da direita. Como as tartarugas, seguem seus impulsos mais primitivos deixando-se levar somente pelo seu instinto de ambição ou de sobrevivência.

Infelizmente, contudo, existe uma parcela de homens ainda pior. Pior até mesmo que as tartarugas. São aqueles que, diante de uma encruzilhada, esperam as tartarugas se posicionarem. Depois, assim que elas partem, resignam-se, sem se colocarem opções de escolhas ou vontades, apenas a segui-las; e de tal modo que nunca conseguirão ultrapassá-las.

A.M. 18/01/2012.