Sobre a SOPA

Gostaria de fazer meu posicionamento quanto a essa guerra na web sobre o SOPA, PIPA e ACTA. Em páginas de discussão pela net conversei com caras que insistiam em por a culpa nos impostos e na corrupção política brasileira. Enfim, mesmo sendo eu contra o projeto, parecem esquecer que políticos não são as únicas pessoas do mundo que podem ser corruptas. Aqui no Brasil são eles, mas nos EUA os empresários mandam no país (SOPA é apenas um exemplinho, o poder político é todo dos CEOs e da economia liberal, o governo é quase uma fachada).

Podem me chamar de demagogo ou mesmo hipócrita, mas eu sou a favor da pirataria, contra os autores pode até parecer injusto, mas estamos lidando com empresas e estúdios, não autores, poucos autores físicos estão nesses processos, isso porque a pirataria é uma das poucas coisas que escapam do alcance dessas empresas gigantes. Tecnicamente, isso até lembra a pirataria original, onde as tripulações eram isoladas e não tinham moral nem tabu, com isso era um sistema mais democrático, pois se o capitão fosse um corno, não tinha lei divina que o salvasse (hehe, não existe nada mais democrático do que o puro caos, me sinto tão punk pensando assim ^^). Em miúdos, quero dizer que num país onde quase nada pode controlar o poder político da economia liberal é bom que haja um curinga no jogo.

Segundo, esse papo de criação é história pra boi dormir. Foi o CEO, diretores e acionistas da FOX que criaram Os Simpsons? Foi a Warner Bros que criou Harry Potter e os heróis da DC Comics? É tudo jogada de leis e economia e não é raro que eles nem paguem para conseguir os direitos (não são poucos os casos de roubar ideias com artífices legais). Eles não têm uma ética e nem a quem temer, então é justo que também tenham um inimigo que não possam controlar, é a lei do equilíbrio.

Terceiro, essa guerrinha de direitos autorais já foi longe demais. Publicar qualquer ideia sobre um personagem já é crime, é o mesmo que a repreensão de ideias na China, o que difere é só o tema em questão, certo que na China são temas mais sérios, mas mesmo assim. Já tentaram declarar guerra a gente que postava fan-fics, pergunto, em que esse povo, que não lucra, pode ameaçar uma franquia? Inclusive, por exemplo, a SEGA achou o fan-service uma ótima maneira de caçar talentos, o que para muitos é birrinha, conseguiram ver como vantagem. E aproveitando esse papo de gratuidade, vale lembrar a pirataria da Internet também é o único vetor que não tem lucro direto, enquanto o pessoal não baixar dos sites gringos, vai voltar a comprar, aí vão ter que voltar com aquela campanha retardada dizendo que "o dinheiro da pirataria financia o tráfico de drogas" e mais blablabla...

Por fim, não sou o único a pensar por esses meios, ora, várias empresas na web entraram de cabeça nessa guerra e nem todas por divulgação de material direta, a Wikipédia, por exemplo, poderia sobreviver sem obras fictícias (mesmo porque hoje elas são vistas mais ricamente em wikis próprias). Eu assumo, publiquei meu livro em copyright, nos primeiros dias postava em creative commons, mas agora quero saber melhor para onde eles vão, quem quiser lê-los pode acessar aqui, quando quiser e de graça, não há problema nenhum em procurar meus links. A guerra na web vai continuar fechando dezenas de sites por hackers e pelo FBI, enquanto que a pirataria vai continuar.

Desculpem-me esse texto meio nas coxas, na verdade adaptei do que eu tinha escrito numa comunidade do orkut, hehe.