O ser humano e a língua(gem)

Somos seres determinados a vivermos naturalmente em comunidade e para que isso ocorra necessitamos agir de forma mútua, numa eterna dialogicidade, posicionando-nos sobre o que há no mundo físico e social no qual estamos imersos. Assim sendo, a língua é uma das formas de materialização de nossas ideias, ou seja, pontos de vista. Dessa maneira,

usamos a língua(gem) para nos comunicarmos porque somos seres sociais e necessitamos compreender uns aos outros. Assim, uma língua somente existe em função do processo ininterrupto de interação entre os sujeitos falantes situados sociohistoricamente em um processo comunicativo que se realiza efetivamente através de discursos expressos em textos orais ou escritos, determinados num espaço e num tempo, ancorados em um sistema interacional onde o contexto se torna primordial na produção de sentidos entre os interlocutores, produzindo os mesmos suas visões sobre o mundo. Por conseguinte, qualquer enunciado parte de algo ou alguém, criando-se assim efeitos sobre quem recebe provocando uma compreensão e interação a um só tempo, pois até um monólogo não pode ser pensado sem provocação ideológica potencial.

Isnel
Enviado por Isnel em 17/01/2012
Código do texto: T3446272
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.